Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estômago

Estômago é um órgão que faz parte do sistema digestório. Ele é responsável por armazenar alimento e dar início ao processo de digestão das proteínas.

No estômago, ocorre a formação de quimo. No estômago, ocorre a formação de quimo.

O estômago é um órgão do sistema digestório conhecido, principalmente, pela produção do suco gástrico, o qual é misturado com o bolo alimentar e forma o chamado quimo. O estômago está localizado na parte superior do abdômen, abaixo do diafragma, e se caracteriza por ser uma parte dilatada do tubo digestório.

Leia mais: Quimo e quilo — formados durante a digestão do estômago e do intestino delgado respectivamente

Resumo sobre o estômago

  • É um órgão do sistema digestório localizado abaixo do diafragma.

  • Garante o armazenamento de alimento e dá início à digestão de proteínas.

  • Podemos identificar quatro partes básicas nele: a cárdia, o fundo, o corpo e a região pilórica.

  • É responsável por secretar o chamado suco gástrico.

  • Nele é formado o quimo.

O que é o estômago?

O estômago é um órgão do sistema digestório que armazena o alimento e inicia o processo de digestão de proteínas. Por meio da atividade muscular e química que exerce, o estômago é responsável pela formação do quimo, uma massa viscosa que segue em direção ao intestino delgado para a continuação do processo de digestão.

O estômago se caracteriza por ser um órgão oco que apresenta uma parede muito elástica, a qual permite que até dois litros de alimento e líquido sejam acomodados em seu interior. O estômago possui pregas formadas pela mucosa e submucosa. Quando o estômago não está distendido, é possível observar claramente essas dobras, denominadas rugas, entretanto, quando ocorre a ingestão do alimento, elas se diminuem, tornando a mucosa mais lisa.

  • Videoaula sobre sistema digestório

Regiões do estômago

O estômago apresenta quatro partes básicas: cárdia, fundo, corpo e porção pilórica, também chamada de antro.

  • Cárdia: corresponde à junção do esôfago com o estômago.

  • Fundo: localizado logo após a cárdia; é a porção superior do estômago, deslocada para a esquerda.

  • Corpo: maior região do estômago, é encontrado logo após o fundo.

  • Região pilórica ou antro: corresponde à porção inferior do estômago. É uma região afunilada continuada pelo duodeno. Na região pilórica, está localizado o piloro, que corresponde à transição entre o estômago e o intestino delgado. O chamado óstio pilórico é o orifício que comunica os dois órgãos. Esse orifício é controlado pelo piloro, que garante o trânsito adequado do quimo para o duodeno. De maneira geral, o conteúdo do estômago é esvaziado para o intestino duas a seis horas após uma refeição.

Observe as principais partes do estômago.

Função do estômago

O estômago é um órgão do sistema digestório que apresenta um importante papel no processo de digestão, sendo responsável por armazenar alimento e iniciar a digestão de proteínas. Após passar pelo esôfago, o bolo alimentar chega ao estômago e lá sofre a ação do suco gástrico, constituído, principalmente, por ácido clorídrico e a enzima pepsina.

O ácido clorídrico é responsável por tornar o pH do suco gástrico ácido. Esse pH baixo é importante para a ação da pepsina, enzima produzida por células que revestem o estômago. A pepsina apresenta como papel primordial a quebra de proteínas.

É importante destacar que o suco gástrico é produzido por dois tipos celulares diferentes. As células parietais produzem os componentes do ácido clorídrico, enquanto as chamadas células-chefes secretam o chamado pepsinogênio. O pepsinogênio é uma forma inativada da pepsina. É o ácido clorídrico o responsável por converter o pepsinogênio em pepsina, a qual será capaz de quebrar as proteínas.

No final da digestão no estômago, o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo, palavra do grego, chymos, que significa “suco”. Vale destacar que a transformação do bolo alimentar em quimo não é exclusivamente química, uma vez que o estômago também apresenta atividade muscular que ajuda na formação desse material.

Vale frisar que no estômago também é produzida uma proteína denominada fator intrínseco. A função desse fator é garantir que o organismo absorva corretamente a vitamina B12.

Acesse também: Por que o estômago ronca?

Como o estômago se protege da ação do suco gástrico?

Como mencionado, o suco gástrico possui ácido clorídrico, sendo assim, o estômago precisa proteger-se dos efeitos corrosivos dessa secreção. Para isso, ele conta com células produtoras de muco, uma substância semelhante a um gel que se adere ao tecido e impede danos maiores. Esse muco também ajuda a lubrificar o bolo alimentar. Além disso, a camada epitelial do estômago é constantemente renovada

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Câncer

Ciências

Faringe

Ciências

Intestino delgado

Ciências

O que são proteínas?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.