Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Faringe

A faringe é um órgão localizado na região do pescoço e que estabelece uma comunicação entre as cavidades nasal, oral e a região da laringe.

Estruturas presentes próximas à porção superior do sistema digestivo humano, com destaque para a localização da faringe. A faringe é um órgão tubular e muscular que faz parte tanto do sistema respiratório como do sistema digestório.

A faringe é um órgão tubular e muscular situado na região do pescoço e que se divide em três porções: a nasofaringe, a orofaringe e a laringofaringe. A faringe faz parte dos sistemas respiratório e digestório, e por ela passam os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos. A faringite é uma inflamação da região da faringe que pode ser causada por vírus ou bactérias.

Leia também: Quais são os sistemas e órgãos do corpo humano?

Resumo sobre faringe

  • A faringe é um órgão tubular e muscular que faz parte dos sistemas digestório e respiratório.
  • Pela faringe passam os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos.
  • A faringe estabelece uma comunicação entre as regiões nasal, oral e a região da laringe.
  • A laringe se situa em uma região abaixo da faringe e apresenta funções diferentes desta.
  • A faringite é uma inflamação que acomete a faringe.

O que é faringe?

A faringe é um órgão com formato tubular, formada por músculos e possui comprimento de cerca de 12 cm. Ela se localiza em uma região posterior à cavidade nasal, à cavidade oral e à laringe, na região do pescoço, e faz parte dos sistemas respiratório e digestório.

Principais funções da faringe

A faringe faz parte dos sistemas digestório e respiratório e por ela passam os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos. Assim, a faringe atua como uma via de passagem do ar e dos alimentos, direcionando-os corretamente para as demais regiões do corpo. A faringe estabelece a comunicação entre as regiões nasal, oral e a região da laringe.

Quais são as características da faringe?

A faringe é um órgão tubular e muscular de formato alongado que mede cerca de 12 cm. Ela é revestida por uma mucosa e está situada na região do pescoço, posteriormente às cavidades nasal e oral e à laringe.

Regiões da faringe

Representação das regiões da faringe: nasofaringe, orofaringe, laringofaringe.

A faringe divide-se em três regiões: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A região da nasofaringe se localiza posteriormente à cavidade nasal; a região da orofaringe se localiza posteriormente à cavidade oral; e a região da laringofaringe se localiza posteriormente à laringe e está abaixo da orofaringe.

Quais são as diferenças entre faringe e laringe?

A laringe é um órgão de aproximadamente 5 cm, é situada em uma região abaixo da faringe, e estabelece a comunicação entre a laringofaringe e a traqueia. A laringe possui funções diferentes da faringe, entre elas a de atuar como uma válvula durante a deglutição, manter as vias aéreas abertas para a passagem do ar, além de estar relacionada com a fonação e a vocalização, isto é, a produção do som para a fala.

Leia também: Você sabe por que o estômago “ronca”?

Faringite

A faringite é uma inflamação da faringe ocasionada principalmente por uma infecção de origem viral; também pode ser causada por bactérias. Os principais sintomas causados pela faringite são:

  • dor de garganta;
  • febre;
  • dor de cabeça;
  • náusea;
  • vômito;
  • dor abdominal;
  • tosse;
  • rouquidão.

Os quadros de faringite possuem maiores ocorrências no inverno e início da primavera, uma vez que, nesses períodos, é mais comum as pessoas permanecerem em locais fechados e se aglomerarem, o que facilita a transmissão da doença.

Fontes

ARAGÃO, J.; GUERRA, D. Sistema Respiratório. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16222015102012Elementos_de_Anatomia_Humana_Aula_14.pdf.

DUARTE, H. Anatomia Humana. 1ª ed, Florianópolis: Universidade de Santa Catarina, 2014. Disponível em: https://morfologia.paginas.ufsc.br/files/2020/07/Livro-Novo-Anatomia.pdf.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Tratado de Pediatria. In: PEREIRA, M. B. R.; PEREIRA, M. R.; PEREIRA, D. R. Tonsilites e Faringites. 4ª ed. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5040898/mod_folder/content/0/Apoio%20Atividade%201/FARINGITES%20-%20Tratado%20de%20Pediatria%204%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20-%20Vol.%202.pdf?forcedownload=1

Por Nicole Fernanda Sozza

Você pode se interessar também

Ciências

Bexiga

Ciências

Corpo humano

Ciências

Cérebro

Ciências

Estômago

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.