Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

10 curiosidades sobre o esqueleto

Confira dez curiosidades sobre o esqueleto por meio da leitura deste texto! Destacaremos as funções desempenhadas pelos ossos que formam essa estrutura, além de curiosidades como qual é o maior e o menor osso do corpo humano e quantos ossos nosso corpo possui na infância e na fase adulta.

O esqueleto humano é uma estrutura muito importante, pois garante suporte de tecidos, proteção de alguns órgãos, produção de células sanguíneas, armazenamento de sais minerais e a movimentação. Formado por diversos ossos articulados, o esqueleto é fundamental para a nossa sobrevivência.

Confira agora 10 curiosidades sobre o esqueleto:

  1. Ao contrário do que muitos pensam, os ossos são formados por tecidos vivos. O tecido que forma os ossos é um tipo especial de tecido conjuntivo, denominado de tecido ósseo. Esse tecido possui células chamadas de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos, além de um material extracelular calcificado.

  2. O esqueleto humano e os dentes possuem 99% do cálcio presente no organismo.

  3. A falta de cálcio na infância causa um problema conhecido como raquitismo. Verifica-se, em casos de raquitismo, que os ossos não crescem de maneira normal, e as extremidades dos ossos longos deformam-se.

  4. Durante o desenvolvimento do feto, a maior parte do esqueleto desenvolve-se primeiro como um modelo de cartilagem, que é gradualmente substituída por osso, um processo chamado de ossificação endocondral.

  5. O esqueleto do adulto possui 206 ossos, porém, uma criança após o seu nascimento possui, em média, 270 ossos. Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um.

  6. O maior osso do esqueleto humano é o fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm.

  7. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.

  8. O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula. Além disso, é o único osso móvel do crânio.

  9. Em um adulto, observa-se no esterno, nas vértebras, nas costelas e na pelve a presença da medula óssea vermelha, a qual se relaciona com a produção de células do sangue.

  10. O osso hioide não possui articulações e está localizado na região do pescoço, entre a mandíbula e a laringe.

O esqueleto é extremamente importante para o funcionamento do organismo O esqueleto é extremamente importante para o funcionamento do organismo
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Como o sangue é produzido?

Ciências

Esqueleto e músculos

Ciências

Articulações

Ciências

Exoesqueleto

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.