Conceito de Espécie

Descubra por que é tão difícil formular o conceito de espécie e conheça a definição mais aceita.

Comumente ouvimos falar sobre as espécies de seres vivos. Quem nunca ouviu por aí que uma determinada espécie, por exemplo, entrou em extinção ou que uma nova espécie foi descoberta? Mas, afinal, o que é uma espécie?

Durante os anos, vários conceitos foram elaborados, e outros, substituídos, pois observava-se que uma espécie era muito mais complexa do que poderíamos imaginar. Estima-se que existam aproximadamente 26 conceitos diferentes para essa pequena palavra e nenhum é completamente aceito pela comunidade científica.

Atualmente, aceita-se que organismos de uma mesma espécie são aqueles encontrados em uma mesma população, que se cruzam ou possuem potencial para cruzar e produzem descendentes férteis em condições naturais. Esse conceito foi proposto pelo biólogo Ernst Mayr (1904-2005).

Segundo esse critério, o aspecto físico dos organismos não é considerado para definir uma espécie, apesar de ajudar na definição. A característica física não é utilizada porque existem organismos que apresentam machos e fêmeas bastante diferentes e outros organismos, no entanto, que são extremamente semelhantes, mas que não são da mesma espécie. Para o pesquisador, o que caracteriza um organismo como sendo da mesma espécie é a capacidade de cruzar entre si e produzir filhotes que crescerão e serão capazes de se reproduzir.

As bactérias reproduzem-se assexuadamente e não se enquadram no conceito de espécie

Todavia, até mesmo a definição mais aceita possui problemas. Quando pensamos em indivíduos que se reproduzem entre si, não levamos em consideração a reprodução assexuada. Então, como poderíamos definir uma espécie de bactérias? Além disso, existem espécies diferentes que são capazes de cruzar entre si e gerar os chamados híbridos, que, mesmo constituindo um evento raro, podem ser férteis.

Viu só? Definir o que é ou não uma espécie é um processo bastante delicado e é por isso que vários conceitos surgem como forma de tapar uma lacuna que outro deixou. Entretanto, enquanto o conceito ideal não é criado, o de Mayr continua sendo o mais válido e aceito pela comunidade científica.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Apesar de diferentes, todos os cachorros são da mesma espécie Apesar de diferentes, todos os cachorros são da mesma espécie

Alimentação dos animais

Animais | Ensino Fundamental I

Ariranha

Extinção

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.