Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Glândulas sudoríparas

Saiba mais sobre as glândulas sudoríparas, estruturas importantes encontradas na pele que ajudam a controlar a temperatura do corpo.

O suor ajuda a manter a temperatura adequada do organismo O suor ajuda a manter a temperatura adequada do organismo

O nosso corpo possui diferentes tipos de glândulas, estruturas especializadas na secreção de substâncias importantes para o organismo. Na pele, uma glândula bastante especial está presente: a glândula sudorípara.

Características das glândulas sudoríparas

As glândulas sudoríparas são exócrinas, ou seja, não lançam sua secreção no sangue, liberando seus produtos para fora do corpo ou dentro de órgãos. No caso das glândulas sudoríparas, a secreção é lançada na superfície da pele por meio de um ducto que passa pela epiderme e faz um percurso em hélice.

A porção secretora está localizada na derme ou na parte superior da hipoderme e apresenta dois tipos de células: as escuras e as claras. As escuras liberam glicoproteínas, e as claras estão relacionadas com a secreção da parte mais aquosa do suor.

Vale destacar que existem glândulas sudoríparas diferentes das citadas. Elas são chamadas de glândulas sudoríparas apócrinas. A secreção dessas células é mais viscosa e não tem cheiro, mas, em virtude da ação de bactérias, pode ocorrer um odor desagradável.


A glândula sudorípara é exócrina

Onde estão localizadas as glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas estão presentes em praticamente todas as partes do corpo, sendo especialmente abundantes nas mãos e nos pés. Não são encontradas nos lábios, clitóris, pequenos lábios, glande e prepúcio. As glândulas sudoríparas apócrinas, por sua vez, são encontradas nas axilas, região perianal e pubiana e na aréola mamária.

O que é o suor?

O suor é a secreção produzida pelas glândulas sudoríparas. É uma solução diluída que contém proteína, sódio, potássio, amônia, ureia e ácido úrico. Apresenta um pH neutro a levemente ácido. Apesar de o suor parecer extremamente salgado, a concentração de sódio é inferior à encontrada no sangue.

Qual é a função do suor?

O suor, além de garantir a eliminação de algumas substâncias do corpo, promove o resfriamento corporal. Essa última função é extremamente importante para garantir que a temperatura não se eleve muito após um exercício intenso, por exemplo. A redução da temperatura acontece porque, assim que o suor chega à superfície, ele evapora, causando a perda de calor.

Curiosidade: Algumas pessoas eliminam mais suor que o normal. Essa condição é conhecida como hiperidrose.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Chulé

Ciências

Glândulas

Ciências

Glândulas sebáceas

Ciências

Mau cheiro das axilas

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.