Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mau cheiro das axilas

Descubra por que ocorre o mau cheiro na região das axilas e quais são as formas de evitá-lo!

O mau cheiro nas axilas pode apresentar diversas causas O mau cheiro nas axilas pode apresentar diversas causas

Muitas vezes, nós percebemos mau cheiro proveniente das nossas axilas ou mesmo das axilas de outras pessoas próximas a nós. Sem dúvida, é algo extremamente desagradável de se perceber ou saber que outros estão percebendo o mau cheiro proveniente de nós. Você já se perguntou por que ocorre o mau cheiro nas axilas de uma pessoa? Essa é uma pergunta muito importante que necessita de uma resposta esclarecedora. O famoso “cecê” é explicado tanto pela Química quanto pela Biologia.

A Biologia explica que, na região das axilas, existe um grupo de glândulas sudoríparas chamadas de apócrinas, que contribuem, e muito, para o mau cheiro nessa região. A função de toda e qualquer glândula sudorípara é eliminar o suor para abaixar a temperatura interna do corpo.

O suor apresenta algumas substâncias químicas comuns, como a água, sais minerais, ureia etc. Todavia, o suor eliminado pelas glândulas apócrinas é diferente, pois, junto às substâncias já relatadas, elas também eliminam restos celulares. Como na região das axilas existem diversas bactérias, estas acabam realizando o metabolismo dos restos celulares e produzindo algumas substâncias químicas denominadas de ácidos carboxílicos. Veja a estrutura química desses compostos:


Fórmula geral de um ácido carboxílico

Os ácidos carboxílicos produzidos pela metabolização dos restos celulares apresentam odores fortes característicos. Veja alguns ácidos e os cheiros que eles provocam:

  • Ácido butírico (cheiro de manteiga rançosa)


Fórmula estrutural do ácido butírico

  • Ácido caproico (cheiro de cabra)


Fórmula estrutural do ácido caproico

CURIOSIDADE: Existem pessoas que apresentam suor excessivo na região axilar, condição conhecida como hiper-hidrose. Esse fator pode aumentar a proliferação bacteriana e, consequentemente, o mau odor.

Existe ainda a possibilidade de substâncias que apresentam enxofre na sua composição serem produzidas quando consumismos alimentos como álcool, cebola, alho e pimenta. Após a digestão, os componentes químicos desses alimentos são transformados em substâncias que apresentam odor forte e são eliminados por vários poros do corpo e também pelas glândulas sudoríparas.

Alho, cebola e pimenta contribuem para o mau cheiro nas axilas
Alho, cebola e pimenta contribuem para o mau cheiro nas axilas

Para resolver o problema do mau cheiro nas axilas, é necessário tomar alguns cuidados e medidas, a saber:

  • Uso de sabonetes antibacterianos e desodorantes com ação antibacteriana (as substâncias com ação antibacteriana eliminarão a presença das bactérias nas axilas);

  • Não usar esponjas muito ásperas. Elas podem irritar a pele na região axilar e provocar uma maior produção de suor;

  • O uso de desodorantes ajuda a melhorar o cheiro na região em virtude da presença de substâncias com odor agradável;


Os desodorantes são grandes aliados contra o mau cheiro nas axilas

  • Ter menos pelos na região axilar diminui a proliferação de bactérias, mas a retirada desses pelos não pode ser feita de forma agressiva (como na depilação com cera);


A depilação com cera agride e irrita a região axilar

  • Utilizar bicarbonato de sódio dissolvido em água na região axilar e nas roupas que utilizamos neutraliza os ácidos carboxílicos produzidos pelas bactérias.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Glândulas

Ciências

Glândulas sudoríparas

Ciências

Higiene Pessoal

Ciências

Química do desodorante

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.