Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que a pele dos pés e mãos enruga na água?

Você já se perguntou por que a pele dos pés e mãos enruga na água? Clique aqui e descubra a resposta!

Ao tomarmos banhos demorados, percebemos que nossa pele enruga Ao tomarmos banhos demorados, percebemos que nossa pele enruga

Quando ficamos muito tempo na piscina ou tomamos um banho mais demorado, percebemos que nossa pele começa a enrugar, não é mesmo? Mas você já se perguntou por que isso acontece?

Por muito tempo a explicação mais aceita era a de que a pele dos dedos absorvia água por osmose, ou seja, a água movia-se do meio mais abundante para o local com menos água. Entretanto, essa teoria foi refutada, uma vez que somente a pele de mãos e pés enruga e esse processo não era observado quando ligações nervosas eram interrompidas, ou seja, havia a participação do sistema nervoso.

Agora sabemos que, ao ficarmos expostos muito tempo à água, os nervos começam a enviar sinais a respeito dessa situação para o sistema nervoso. Este, por sua vez, provoca uma resposta que leva ao enrugamento da pele dos dedos. Em média, é necessário ficar mais de cinco minutos na água para que esse fenômeno aconteça.

O padrão de enrugamento da pele funciona como uma espécie de sistema de drenagem, facilitando o escoamento da água. Seria como pneus novos em uma pista molhada, onde as reentrâncias evitam possíveis deslizamentos. Ao enrugar a pele, conseguimos evitar um escorregamento, além de ajudar a segurar objetos enquanto nossas mãos ainda estão molhadas.


Não é somente nas mãos que a pele enruga, os pés também apresentam essa característica

Para confirmar essa teoria, pesquisadores da Universidade de Newcastle realizaram um estudo no qual pessoas deveriam manusear bolas de gude imersas na água. Eles perceberam que a agilidade era maior em pessoas que estavam com os dedos enrugados quando comparada à das pessoas que estavam com os dedos lisos. Esse resultado sugere que o enrugamento trata-se de uma vantagem evolutiva que provavelmente facilitou a busca por alimentos em ambientes como rios e lagos.

Além de nós, humanos, alguns pesquisadores acreditam que outros primatas também possuam essa importante adaptação. Entretanto, alguns estudos ainda deverão ser realizados para assegurar que essa não é uma habilidade exclusivamente humana.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

A pele é um tecido ou um órgão?

Ciências

Como o sabão funciona?

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.