Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Substâncias branca e cinzenta

Entenda a diferença entre a substância branca e a cinzenta e onde essas regiões estão localizadas no sistema nervoso central.

Observe como está disposto o neurônio nas substâncias branca e cinzenta Observe como está disposto o neurônio nas substâncias branca e cinzenta

Ao estudar o sistema nervoso, aprendemos que ele é formado pelo tecido nervoso. Esse tecido é constituído, entre outros tipos celulares, pelos neurônios, células responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Aprendemos também que o sistema nervoso divide-se em sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, sendo esse último composto por duas partes: o encéfalo e a medula espinal.

Ao analisar o sistema nervoso central, é possível perceber duas porções com colorações distintas: uma porção com a coloração mais acinzentada e outra com uma região mais esbranquiçada. A região acinzentada recebe o nome de substância cinzenta, e a região esbranquiçada recebe o nome de substância branca.

A substância cinzenta é formada por uma grande quantidade de corpos celulares de neurônios. Já a substância branca é formada por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial os axônios. Como os axônios de alguns neurônios apresentam-se envolvidos por mielina, essa substância dá um aspecto esbranquiçado à substância branca.

Localização da substância cinzenta e da substância branca

A substância branca e a cinzenta são encontradas no sistema nervoso central, mais precisamente no cérebro (uma parte do encéfalo) e na medula espinal. Em cada uma dessas regiões, elas apresentam-se dispostas em locais diferentes.

No cérebro, é possível observar que a substância cinzenta está na região mais externa do órgão e em locais mais centralizados chamados de núcleos. A substância branca é encontrada no interior do órgão.


Na medula, a substância cinzenta apresenta-se na forma da H

Na medula espinal, a disposição dessas substâncias é diferente. A substância cinzenta fica disposta na forma de H na parte interna da medula. Já a substância branca apresenta-se mais externamente (Observe a figura acima).


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Encéfalo

Ciências

Medula espinhal

Ciências

Neurônios

Ciências

Sistema nervoso

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.