Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Invertebrados

Características e curiosidades sobre esses animais.

por Escola Kids
Invertebrados marinhos Invertebrados marinhos

Chamamos de invertebrados os animais que não possuem coluna vertebral nem crânio. São exemplos: as esponjas, as águas-vivas, os vermes causadores da esquistossomose (barriga-d’água), as lombrigas, os polvos, as minhocas, as formigas, e as estrelas-do-mar.

Esses animais vivem em diferentes lugares, como em terra firme, na água doce e água salgada; e em regiões muito frias ou muito quentes. Eles somam mais de 95% das espécies que existem em todo o mundo, ou seja: quase todos os animais que existem no planeta são invertebrados.

O número de patas nesse grupo varia bastante: há desde animais sem nenhuma àqueles que apresentam mais de cem patas. Quanto à locomoção, a maioria consegue ir de um lugar para o outro sem dificuldade, mas as esponjas do mar, por exemplo, depois de adultas, perdem os movimentos.



Invertebrados terrestres


Existe um grupo de invertebrados que se destaca bastante, já que é o que abriga o maior número de espécies, ou seja, aproximadamente um milhão: é o grupo dos artrópodes. Tais seres vivos possuem o corpo coberto por uma carapaça bem resistente, que confere proteção e maior facilidade para se movimentarem.

Alguns artrópodes são:

Camarões, lagostas, caranguejos, carrapatos, escorpiões, aranhas, piolhos-de-cobra, centopeias, moscas, pernilongos e pulgas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Moscas, pernilongos e pulgas são de um grupo menor: o dos insetos. Outros insetos são: gafanhotos, baratas, formigas, abelhas e libélulas.

Insetos possuem um par de antenas, três pares de pernas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.



Compare a imagem do escorpião com a da formiga: quantas antenas você vê em cada um desses animais? E quantas patas? O escorpião não possui antenas, enquanto a formiga apresenta duas (um par). Esta possui seis patas (três pares); e aquele, oito (quatro pares). Assim, podemos dizer sem medo que a formiga é um inseto, mas o escorpião não!

Viu que interessante?


Curiosidade:

Você sabia que o desenho animado Bob Esponja, de Stephen Hillenburg (Nickelodeon), conta a história de uma esponja do mar? Ele, Bob Esponja Calça Quadrada, vive em uma região do Oceano Pacífico (Fenda do Biquíni), trabalha em um restaurante (Siri Cascudo), e passa por vários apuros com seu melhor amigo, Patrick Estrela, uma estrela-do-mar. Bob e Patrick são invertebrados marinhos.



Por Jussara de Barros e Mariana Araguaia
Pedagoga e bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Manguezal

Ciências

Metamorfose nos animais

Ciências

Cnidários

Ciências

Bicho-de-pé

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

Conferências ambientais

Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre 1864 e 1870 no qual o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Sementes

Que tal aprender mais a respeito das sementes? Clique aqui e aprenda o que são sementes, conheça suas partes, como essa estrutura é formada e os grupos vegetais que a possuem. Além disso, saiba sobre sua importância para o vegetal e conheça algumas sementes que servem de alimento para humanos.