Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aranhas peçonhentas

Algumas aranhas representam sério risco aos humanos. Por isso, que tal saber quais são as principais aranhas peçonhentas?

É comum encontrarmos pessoas que possuem medo de aranhas. Esse temor é justificável em vários pontos, pois, além de sua aparência assustadora, algumas espécies são extremamente perigosas. Entretanto, não podemos simplesmente acusar esses bichinhos, uma vez que algumas espécies não são perigosas, além, é claro, de serem fundamentais para a cadeia alimentar.

Dentre as principais espécies que causam grande perigo aos humanos, podemos citar a aranha-armadeira, aranha-marrom e a viúva-negra. Todas essas espécies são encontradas no Brasil, sendo assim, é importante ter alguns cuidados e bastante atenção. Veja a seguir algumas caraterísticas dessas aranhas peçonhentas:

Aranha-marrom (Gênero Loxosceles): Possui coloração marrom-amarelada, atinge em média três centímetros e constrói teias. Essa aranha, pouco agressiva, pica normalmente quando comprimimos o seu corpo. É por isso que devemos ficar atentos ao mexer em entulhos, caixas, materiais de construção, embaixo de móveis, atrás de quadros, entre outros locais onde não há muita movimentação e de maneira geral possuem pouca iluminação. A picada dessa aranha é grave e pode causar mal-estar, queimaduras, surgimento de bolhas, inchaço e morte do tecido da pele no local. Algumas vezes a picada não causa dor, porém isso não faz com que o acidente seja menos grave.

A picada da aranha-marrom pode causar pouca dor, fazendo com que o paciente demore mais para procurar ajuda
A picada da aranha-marrom pode causar pouca dor, fazendo com que o paciente demore mais para procurar ajuda

Aranha-armadeira (Gênero Phoneutria): Apresenta coloração que varia do cinza ao castanho, pode atingir até 17 centímetros e não produz teias. Sua característica principal é levantar seu corpo e ficar em posição de ataque quando se sente ameaçada. É bastante agressiva e sua picada, bastante grave, causa dor intensa por um longo período de tempo, tontura, náusea, vômitos, queda de pressão e contrações involuntárias dos músculos. É encontrada embaixo de cascas de árvores, em alguns frutos, como nos cachos de banana, em palmeiras, bromélias, entre outros locais. Assim como a aranha-marrom, pode esconder-se atrás dos móveis, nas cortinas e em entulhos.

A aranha-armadeira é a maior aranha peçonhenta conhecida
A aranha-armadeira é a maior aranha peçonhenta conhecida

Viúva-negra (Gênero Latrodectus): Apresenta manchas vermelhas em seu abdômen e mede cerca de 3 centímetros. É encontrada em locais com vegetação baixa, em arbustos, embaixo de pedras, entre outros locais. Sua picada causa dor intensa, provoca contração nos músculos, aumento da pressão, mudanças no batimento cardíaco, aumento da produção de suor, entre outros sintomas.

A viúva-negra possui manchas vermelhas no abdômen
A viúva-negra possui manchas vermelhas no abdômen

Caso seja picado(a) por alguma aranha, é importante procurar imediatamente ajuda médica, uma vez que o veneno, algumas vezes, pode levar até mesmo à morte. Se possível, o paciente deve levar a aranha para que a identificação seja feita e o medicamento correto seja usado. Essa medida permite que o tratamento seja realizado de forma mais rápida. Lembre-se de não fazer torniquete, não sugar o veneno, não espremer e nem cortar o local.

Evitar as picadas de aranhas é muito simples. Veja algumas dicas:

- Nunca ande descalço;

- Evite mexer nas plantas do jardim sem luvas;

- Antes de vestir uma roupa ou calçar um sapato, observe atentamente se não há nenhuma aranha. Sacudir bem as roupas e calçados pode ajudar a retirar esses animais, caso algum esteja presente;

- Não deixe as camas encostadas nas paredes;

- Limpe sempre sua casa, principalmente atrás e embaixo dos móveis, nas cortinas e nos quadros;

- Deixe também seu quintal e jardim limpo, sem entulhos e lixos. Lembre-se também de aparar bem o gramado e evitar o acúmulo de muitas folhas.

Você sabia que as caranguejeiras não são perigosas? Normalmente os acidentes com essas aranhas são causados por meio dos pelos urticantes desses animais, que causam ardência e até queimaduras. Sua picada, apesar de não representar perigo, é bastante dolorosa. Entretanto, é importante lembrar que elas raramente picam.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Nem todas as aranhas causam grave risco ao homem Nem todas as aranhas causam grave risco ao homem
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Aranhas

Ciências

Artrópodes

Ciências

Classificação dos artrópodes

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.