Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira é o nome dado a cerca de 900 espécies de aranhas que se destacam por terem grande tamanho e corpo coberto por cerdas urticantes e sensoriais.

Aranha-caranguejeira em cima de um pedaço de tronco, comendo um rato. As caranguejeiras são aranhas de grande porte que podem se alimentar de presas como pequenos mamíferos e aves.

Aranha-caranguejeira é um aracnídeo que se destaca por apresentar o corpo recoberto por cerdas e ser a maior entre as aranhas. Existem cerca de 900 espécies diferentes de aranhas-caranguejeiras, as quais se diferenciam, entre outras características, por sua coloração. Algumas caranguejeiras apresentam um corpo marrom; outras, preto; algumas, vermelho; e há até mesmo caranguejeiras azuis.

As aranhas-caranguejeiras são carnívoras e se alimentam de diferentes espécies, incluindo presas grandes, como morcegos e aves. Apesar de serem grandes e provocarem medo em muitas pessoas, em geral, esses artrópodes não causam acidentes considerados graves. Vale salientar, no entanto, que as cerdas urticantes podem provocar irritações e quadros alérgicos.

Leia também: Aranha-armadeira — espécie peçonhenta encontrada em todo o Brasil

Resumo sobre aranha-caranguejeira

  • São aranhas grandes e que apresentam corpo recoberto por cerdas urticantes.

  • Existem, no mundo, cerca de 900 espécies diferentes de aranhas-caranguejeiras.

  • Sua picada raramente provoca acidentes sérios.

  • Suas cerdas urticantes podem desencadear reações alérgicas fortes.

Características da aranha-caranguejeira

As aranhas-caranguejeiras são animais invertebrados do grupo dos Artrópodes e conhecidas como as maiores aranhas do mundo. Existem cerca de 900 espécies diferentes delas espalhadas pelo mundo, sendo que, desse montante, 300 são brasileiras.

Devido ao fato de aranha-caranguejeira não ser uma denominação exclusiva de uma espécie, observamos algumas diferenças quando analisamos diferentes caranguejeiras. Entretanto, de maneira geral, podemos descrever algumas características básicas delas. Uma dessas características marcantes é o seu tamanho, com algumas chegando a mais de 25 cm de envergadura. Essas aranhas possuem cerdas urticantes e sensoriais que recobrem seu corpo.

A cor dessas aranhas é variada, sendo possível observar indivíduos com coloração marrom, preta, vermelha e até mesmo azul, sendo este o caso da Poecilotheria metallica (figura abaixo). Algumas espécies possuem manchas, que formam desenhos na região do cefalotórax e abdome.

Assim como outros artrópodes, as caranguejeiras fazem a troca de seu exoesqueleto. Algumas espécies param de realizar a troca na idade adulta, enquanto outras continuam em intervalos irregulares. A expectativa de vida desses animais é diferente entre machos em fêmeas. Em algumas espécies, as fêmeas podem viver 20 anos, enquanto os machos, apenas quatro.

Algumas caranguejeiras possuem uma beleza rara, o que chama a atenção do tráfico de animais.

Alimentação da aranha-caranguejeira

Assim como outras aranhas, a caranguejeira é um animal carnívoro. Na sua dieta, a depender da espécie, podem ser encontrados insetos, aves pequenas, morcegos, camundongos, entre outros.

Veja também: Diferentes tipos de alimentação dos animais

Aranhas-caranguejeiras têm veneno?

Sim. As aranhas-caranguejeiras são venenosas, entretanto, os acidentes causados por elas não costumam ser graves. Elas apresentam hábitos noturnos, saindo à noite de seus esconderijos para caçar ou reproduzir. Geralmente são encontradas em tocas, sob pedras e/ou cascas de árvores.

No que diz respeito ao comportamento, as aranhas-caranguejeiras tendem a ser tímidas e evitam os seres humanos. Entretanto, em algumas situações, podem ser agressivas.

Picada da aranha-caranguejeira

As aranhas-caranguejeiras são praticamente inofensivas quando não são perturbadas. Em geral, a picada ocorre quando as pessoas tentam manusear o animal. Sua picada pode provocar dor no local, coceira, inchaço, vermelhidão na pele, ardência, cãibras e espasmos musculares. É extremamente raro a picada de aranha-caranguejeira provocar acidente sério.

É importante destacar que essas aranhas possuem cerdas urticantes que são liberadas quando o animal se sente ameaçado. Para isso, a aranha esfrega suas pernas no abdômen de modo a liberar as cerdas. Essas cerdas podem provocar reações alérgicas graves e até mesmo fatais, quando o indivíduo é alérgico.

Vista aproximada do corpo de uma aranha-caranguejeira coberto de cerdas.
A aranha-caranguejeira possui corpo repleto de cerdas urticantes que podem provocar reações alérgicas.

Devido à presença das cerdas urticantes, que se soltam facilmente, recomenda-se que essas aranhas não sejam mortas, por exemplo, com chineladas. Essa ação pode fazer com que várias cerdas sejam liberadas no ambiente, favorecendo a ocorrência de alergias. A principal recomendação é que o espécime seja pego com uma pá e colocado em um local mais distante.

Saiba mais: Animais peçonhenos e animais venenosos são a mesma coisa?

Aranha-caranguejeira como animal de estimação

Algumas pessoas apresentam um gosto peculiar quando o assunto é animal de estimação. É cada dia mais comum que se opte por animais como lagartos, cobras e até mesmo caranguejeiras em substituição aos cachorros e gatos.

Entretanto, cuidar de um animal tão fora do comum não é tarefa fácil, sendo fundamental conhecê-lo bem e procurar um veterinário especializado para aprender todos os cuidados necessários para com ele. Dentre os pontos que o criador de uma caranguejeira precisa estar atento, destacam-se: a escolha da espécie que será criada; o terrário ideal para ela; a temperatura adequada a ela; a forma e frequência da sua alimentação; bem como os cuidados durante a troca do exoesqueleto.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Aranha-armadeira

Ciências

Aranha-marrom

Ciências

Aranhas

Ciências

Aranhas peçonhentas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.