Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Artrópodes

Veja aqui algumas caraterísticas dos artrópodes, um filo de animais numerosos e diversificados.

São chamados de artrópodes todos os animais invertebrados que possuem o corpo com partes articuladas, como as patas ou pernas. Esse filo de animais é o mais diversificado do planeta, com mais de um milhão de espécies conhecidas.

Os artrópodes apresentam um esqueleto externo chamado de exoesqueleto, que é constituído por um carboidrato chamado de quitina. O exoesqueleto é muito duro e resistente e protege o corpo do animal como uma armadura. Em artrópodes terrestres o exoesqueleto é coberto por uma cera impermeável que impede a desidratação, ou seja, a perda de água para o ambiente.

Por possuírem o corpo revestido pelo exoesqueleto, os artrópodes não crescem continuamente e, dessa forma, precisam trocá-lo algumas vezes para que consigam crescer. A troca do exoesqueleto se chama muda ou ecdise e pode ocorrer diversas vezes ao longo da vida do animal.


Imagem mostrando um artrópode sofrendo muda e deixando seu exoesqueleto antigo

 

Ao sofrer a muda, as células da epiderme do artrópode secretam um novo exoesqueleto embaixo do exoesqueleto antigo, que se racha permitindo que o artrópode saia com seu novo exoesqueleto. O exoesqueleto novo é muito flexível e se adapta ao corpo do animal à medida que ele cresce. Depois de alguns minutos ou horas, esse exoesqueleto novo endurece e o animal para de crescer. Ao exoesqueleto antigo damos o nome de exúvia.

Na imagem podemos observar uma aranha sofrendo a troca de exoesqueleto, chamada de ecdise
Na imagem podemos observar uma aranha sofrendo a troca de exoesqueleto, chamada de ecdise

 

Alguns artrópodes, como a maioria dos insetos, sofrem um processo chamado de metamorfose, onde ocorre uma transformação do seu corpo e do seu modo de vida.

Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Figura A: caranguejo; Figura B: gafanhoto; Figura C: lacraia; Figura D: aranha; Figura E: piolho-de-cobra Figura A: caranguejo; Figura B: gafanhoto; Figura C: lacraia; Figura D: aranha; Figura E: piolho-de-cobra
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Insetos

Ciências

Aranhas peçonhentas

Ciências

Exoesqueleto

Ciências

Pediculose (piolho)

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.