Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aracnídeos

Clique aqui e veja quais são as características dos aracnídeos.

Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. As aranhas podem ser encontradas em matas, pântanos, desertos e casas, sendo que muitas espécies de aranhas vivem em buracos no solo, enquanto outras vivem em teias construídas por elas mesmas.

Os escorpiões se escondem durante o dia em tocas, cascas de árvores, madeiras, pedras e às vezes no interior das casas (dentro dos sapatos, guarda-roupas, etc.). Esses animais são muito ativos durante a noite, quando saem para caçar suas presas, que são principalmente insetos.

Morfologia externa de uma aranha
Morfologia externa de uma aranha

 

O corpo de todos os aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Nos carrapatos e ácaros essas partes são fundidas; e no abdome dos escorpiões há uma cauda, em cuja ponta há um aguilhão, onde o animal guarda o veneno.

Os aracnídeos possuem um par de quelíceras (nas aranhas as quelíceras servem para injetar veneno) e também pedipalpos, que ajudam a espremer a presa. Além disso, os pedipalpos atuam como órgãos gustativos, ou seja, é através dessas estruturas que esses animais sentem o sabor dos alimentos. As aranhas ainda possuem pequenas estruturas chamadas de fiandeiras que produzem uma substância que, em contato com o ar, se transforma em fio, com o qual a aranha tece sua teia, ou faz um casulo para colocar seus ovos, ou guarda seu alimento.

Ácaro que fica na poeira de nossas casas visto em microscópio eletrônico
Ácaro que fica na poeira de nossas casas visto em microscópio eletrônico

 

Os ácaros são animais microscópicos e por isso não conseguimos vê-los a olho nu. Há espécies de ácaros que atacam aves e mamíferos e que também podem transmitir algumas doenças aos seres humanos, como é o caso da sarna. Há espécies de ácaros que vivem na poeira que se acumula em móveis, tapetes, bichos de pelúcia, etc., e que causam várias alergias respiratórias.

O carrapato perfura a pele do animal com suas quelíceras para sugar o sangue
O carrapato perfura a pele do animal com suas quelíceras para sugar o sangue

 

Os carrapatos são aracnídeos hematófagos, ou seja, alimentam-se de sangue e podem transmitir doenças para animais domésticos e até mesmo para os seres humanos. Esses animais podem ser encontrados em gramados ou em frestas das paredes, onde ficam até encontrar um hospedeiro.

Os aracnídeos mais perigosos para os seres humanos são as aranhas e os escorpiões, que possuem um veneno produzido por glândulas especiais e que pode causar muitos estragos. É importante lembrar que a maioria das aranhas é inofensiva, mas para evitar acidentes com aranhas e escorpiões, devemos tomar alguns cuidados, como:

- Verificar se há alguns desses animais dentro de roupas e calçados antes de vesti-los/calçá-los;

- Andar sempre calçado;

- Não acumular lixo, entulho, madeira, tijolos, próximos a residências, porque atraem os escorpiões que vêm em busca de abrigo e alimento;

- Não colocar a mão desprotegida em buracos ou embaixo de madeiras.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Os aracnídeos são animais adaptados a ambientes de terra firme Os aracnídeos são animais adaptados a ambientes de terra firme
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Olfato e paladar nos invertebrados

Ciências

Classificação dos artrópodes

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Ciências

Escorpiões

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.