Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Classificação dos artrópodes

Conheça a classificação dos artrópodes e as características dos grupos principais!

A muda é um processo realizado pelos artrópodes para que o crescimento seja possível A muda é um processo realizado pelos artrópodes para que o crescimento seja possível

Os artrópodes são o maior grupo de animais existentes, com mais de um milhão de espécies descritas. Sua característica principal é a presença de um exoesqueleto (esqueleto externo) rico em quitina. Além dessa característica, podemos destacar as pernas articuladas, fundamentais para a locomoção e obtenção de alimento, e o corpo segmentado.

Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!

Insetos


As abelhas são exemplos de insetos

Os insetos são animais que possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Destacam-se pela presença de três pares de pernas, um par de antenas e a frequente presença de asas. São, sem dúvidas, o maior grupo dos artrópodes, com mais de 900 mil espécies conhecidas.

Esses animais estão adaptados a uma grande variedade de ambientes. Como representantes, podemos citar as abelhas, os mosquitos, os piolhos, as traças, as baratas e as borboletas.

Aracnídeos


A aranha é um exemplo de aracnídeo

Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferentemente dos insetos, não possuem antenas ou asas e possuem quatro pares de pernas. Destacam-se pela presença de um par de estruturas chamadas de quelíceras, especializadas na captura de alimento.

Esses animais vivem basicamente em terra firme. Como exemplo de aracnídeos, podemos citar as aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Vale destacar que aranhas e escorpiões são conhecidos, principalmente, pelos acidentes que causam, uma vez que existem espécies extremamente venenosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Crustáceos


A lagosta é um exemplo de crustáceo

Os crustáceos, que possuem mais de 30 mil espécies, apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferentemente dos outros artrópodes, possuem dois pares de antena e também não possuem asas. Uma característica marcante desses animais é o exoesqueleto rico em calcário, característica que os torna bastante resistentes.

Esses animais vivem, em sua maioria, em ambientes aquáticos, sendo poucas as espécies terrestres. Como representantes dos crustáceos, podemos citar os camarões, lagostas, siris, caranguejos e tatuzinhos-de-jardim.

Quilópodes


A lacraia é um exemplo de quilópode

Os quilópodes possuem corpo alongado, achatado e dividido em cabeça e tronco. Possuem um par de antenas e um grande número de patas, que estão dispostas aos pares por segmento (1 par de pernas por segmento). Como representantes dos quilópodes, destacamos as lacraias e as centopeias.

Diplópodes


O embuá é um exemplo de diplópode

Os diplópodes possuem corpo alongado e formado por cabeça, tórax e abdome e apresentam um par de antenas. Diferenciam-se dos quilópodes, principalmente, pelo número de pernas. Enquanto os quilópodes possuem um par de pernas por segmento, os diplópodes possuem dois pares. Como principais representantes, podemos citar os embuás, também chamados de piolhos-de-cobra.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Aracnídeos

Ciências

Aranhas

Ciências

Aranhas peçonhentas

Ciências

Artrópodes

Últimos artigos

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.