Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Polvos

Conheça mais sobre os polvos, animais de corpo mole que possuem muitas estratégias de defesa.

O polvo é um molusco que se caracteriza por possuir corpo mole com oito tentáculos saindo da cabeça. Encontrados em ambientes marinhos, os polvos são animais que vivem solitários, escondidos entre pedras e grutas, e procuram algum parceiro somente na época de sua reprodução. Têm o peso variando de 3 a 40 Kg, e podem atingir até três metros de comprimento.

Animais que se alimentam de peixes, crustáceos e outros animais invertebrados, os polvos possuem olhos muito bem desenvolvidos, semelhantes aos olhos dos animais vertebrados, o que ajuda na fuga e também na captura de alimento.

Os tentáculos dos polvos possuem duas fileiras de ventosas adesivas que são utilizadas na locomoção e na captura de presas. Além disso, na ponta de cada tentáculo há células especializadas em captar cheiros.


As ventosas dos polvos ajudam-no na locomoção e na captura de alimentos

 

Na época da reprodução, a fêmea do polvo libera um hormônio na água para atrair o macho. Após o acasalamento, a fêmea põe os ovos, cerca de 150 mil, no interior de uma caverna, e fica cuidando para que eles não sejam predados. Durante o tempo em que a fêmea fica vigiando seus ovos, ela não se alimenta e, por esse motivo, morre logo depois que os filhotes saem dos ovos.

Esse animal possui várias formas de se defender de seus predadores: uma delas é a liberação de uma tinta escura para despistar o inimigo enquanto foge. Em outras vezes, quando o inimigo consegue prender um dos tentáculos do polvo, ele deixa esse tentáculo com o inimigo e foge em disparada. Dias depois, outro tentáculo nasce no lugar do que foi arrancado.


Quando se sentem ameaçados, os polvos soltam tinta para despistar o predador

 

Outra forma que o polvo utiliza para se defender é a camuflagem. Em questão de segundos esse animal é capaz de mudar completamente de cor, ficando com as mesmas cores da areia ou de uma pedra, enganando seus predadores e também suas presas.


A camuflagem é um meio de defesa dos polvos

 

Há uma espécie de polvo chamada de polvo-véu que utiliza uma forma muito interessante de defesa. Quando se sente ameaçado por algum animal, ele desenrola uma grande membrana que se espalha e ondula na água como se fosse uma capa, dando a impressão de que o animal é muito maior, o que acaba afugentando os predadores.


A membrana que o polvo-véu desenrola deixa o animal com aparência muito maior


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Os polvos são animais de corpo mole com tentáculos que saem da cabeça Os polvos são animais de corpo mole com tentáculos que saem da cabeça
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Camuflagem nos animais

Ciências

Classificação dos moluscos

Ciências

Crustáceos

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.