Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Moluscos

Conheça mais sobre os moluscos, animais de corpo mole encontrados tanto no ambiente aquático quanto no ambiente terrestre

por Escola Kids
Os moluscos possuem mais de 150 mil espécies descritas pelos cientistas Os moluscos possuem mais de 150 mil espécies descritas pelos cientistas

O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos.

Os moluscos apresentam o corpo dividido em cabeça, e massa visceral. Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago.

Através da rádula os moluscos conseguem raspar os alimentos
Através da rádula os moluscos conseguem raspar os alimentos

 

A massa visceral dos moluscos é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.

O nos moluscos é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar. No polvo e na lula os tentáculos fazem o papel de pé.

Anatomia interna de um caracol, um molusco terrestre
Anatomia interna de um caracol, um molusco terrestre

 

A maioria dos moluscos respira através de brânquias; mas outros moluscos realizam a respiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; e outros fazem a respiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.

Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; e os que têm respiração cutânea são as lesmas.

A ostra produz a pérola tentando se proteger
A ostra produz a pérola tentando se proteger

 

A ostra é o molusco responsável por produzir as pérolas que são muito apreciadas por algumas pessoas. A produção da pérola ocorre em razão da entrada de um corpo estranho, como grãos de areia, no corpo do animal, que produz várias camadas de madrepérola ao redor desse corpo estranho para que ele não a machuque.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Você pode se interessar também

Ciências

Visão nos invertebrados

Ciências

Manguezal

Ciências

Classificação dos moluscos

Ciências

Poríferos

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.