Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Visão nos invertebrados

Clique aqui e descubra mais detalhes sobre a visão nos invertebrados!

Todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados, possuem órgãos capazes de captar estímulos, levando-os até o seu sistema nervoso, onde são interpretados. Isso ocorre com todos os órgãos dos sentidos: audição, tato, paladar, olfato e visão.

Os protozoários são seres unicelulares (que possuem somente uma célula) que não têm olhos, mas apresentam manchas em seu citoplasma que são sensíveis à luz. Com essas manchas, o protozoário é capaz de identificar variações na luz do ambiente. Já as anêmonas-do-mar e as águas-vivas possuem cílios que conseguem captar a luminosidade.


As anêmonas-do-mar e as águas-vivas são invertebrados que conseguem captar a luminosidade

 

Dentre os moluscos, apenas alguns animais (como polvos, lulas, caramujos, caracóis e lesmas) possuem os olhos bem desenvolvidos e capazes de formar imagens. Os olhos desses animais se assemelham aos dos humanos.

 

Os artrópodes (como os insetos, caranguejos, aranhas e escorpiões) conseguem captar a luz através de ocelos, olhos simples e olhos compostos.

Os insetos e alguns crustáceos conseguem detectar a intensidade e a direção da luz através dos ocelos, mas não são capazes de formar imagens. Já as aranhas e os escorpiões são capazes de formar imagens através de estruturas chamadas de olhos simples.

Os olhos compostos estão presentes apenas em alguns artrópodes, como o gafanhoto e moscas. Nesses olhos há estruturas chamadas de omatídeos que conseguem captar cada parte da cena observada, formando uma imagem bem definida.


Os omatídeos são capazes de detectar movimentos com facilidade


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Os olhos dos invertebrados possuem desde estruturas simples até estruturas mais complexas Os olhos dos invertebrados possuem desde estruturas simples até estruturas mais complexas
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Olfato e paladar nos invertebrados

Ciências

Anelídeos

Ciências

Formiga

Ciências

Os Animais

Últimos artigos

Comparação

A comparação é a figura de linguagem que estabelece uma analogia entre dois elementos por meio de conectivos e expressões que explicitam o paralelo feito.

Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande foi um dos grandes nomes da Antiguidade, sendo rei da Macedônia por 13 anos, período em que conseguiu expandir seu império até a Índia.

Verbos regulares

Verbos regulares não sofrem alterações no radical e seguem uma estrutura básica nas flexões. São classificados em três conjugações: terminados em –ar, –er e –ir.

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.