Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Nematódeos

Compreenda mais sobre os nematódeos, suas características e representantes.

Provavelmente você já ouviu falar sobre lombrigas, bicho-geográfico e amarelão. Essas doenças são causadas por animais pertencentes ao Filo Nematoda. Vamos conhecer mais sobre eles?

Esses vermes são seres com corpo alongado e extremidades afiladas, que se assemelham a um fio. É em virtude dessa característica que eles receberam o nome de nematódeos (nematos significa fio e helminthes significa verme).

Esses animais possuem a boca na parte anterior do corpo e ânus na parte posterior (sistema digestório completo). Os machos possuem cloaca, uma estrutura comum ao sistema digestório e reprodutor por onde eles eliminam espermatozoides e fezes. Os nematódeos possuem sexos separados (macho e fêmea), sendo que a fêmea é maior que o macho.

A respiração ocorre através da superfície do corpo, uma vez que eles não possuem pulmões. Eles também não apresentam sistema circulatório.

O sistema excretor é formado por estruturas chamadas de renetes. Esses renetes podem ser de vários tipos, sendo que o mais comum é uma célula na forma da letra H que percorre todo o corpo do nematódeo. As excreções são eliminadas para o meio externo através do poro excretor.

Eles movimentam-se através de flexões de suas fibras musculares, este é o único modo de ele se movimentar, uma vez que suas fibras são dispostas unicamente no sentido longitudinal. As células musculares comunicam-se com um cordão nervoso dorsal e um ventral. Esses cordões ligam-se a um anel nervoso de onde partem outros cordões nervosos.

Existem diversas espécies de nematódeos e a maioria vive livremente sem causar doenças ao homem e nem a outros animais. Dizemos que eles possuem vida livre. Eles podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres.


Lavar bem os alimentos pode evitar algumas doenças causadas por nematódeos

Existem também espécies que são parasitas de animais e plantas. Nesse caso, podemos citar o Ascaris lumbricoides, que é conhecido por lombriga. A doença causada por ele é chamada de ascaridíase. Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em  Biologia

O Ascaris lumbricoides (lombriga) é um exemplo de nematódeo O Ascaris lumbricoides (lombriga) é um exemplo de nematódeo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Ascaridíase

Ciências

Bicho-geográfico

Ciências

Invertebrados

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.