Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Recordes do Reino Animal

Clique aqui e descubra os principais recordes do Reino Animal!

No nosso planeta existem diferentes tipos de animais: alguns microscópicos, outros com grandes dimensões, outros rápidos, outros extremamente lentos, alguns impressionantemente fortes e outros que apresentam menos força. Que o Reino Animal é incrível, não há dúvidas, mas você conhece os principais recordes desse reino? Vamos conhecer agora dados impressionantes sobre esses seres vivos!

Maior animal do planeta

O maior animal do planeta é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Esse mamífero atinge impressionantes 30 metros de comprimento e pode pesar mais de 160 toneladas.

Animal mais alto do planeta

O animal mais alto do planeta é a girafa (Giraffa camelopardalis). Os machos dessa espécie atingem 5,5 metros de altura, enquanto as fêmeas possuem 4,5 metros.

Animal mais forte do planeta

O animal mais forte do planeta é o besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros). Apesar de seu pequeno tamanho, ele é capaz de suportar o equivalente a 850 vezes do seu próprio peso.


O besouro-rinoceronte é o animal mais forte do planeta

Animal mais rápido do planeta

O animal mais rápido do planeta é uma espécie de ácaro (Paratarsotomus macropalpis), que consegue percorrer uma distância 322 vezes maior que seu comprimento em um segundo. Anteriormente, considerava-se o guepardo como mais rápido, que atingia cerca de 100 km/h. Entretanto, esse ácaro é 20 vezes mais rápido que o felino africano.

Animal vertebrado mais venenoso do planeta

O animal vertebrado mais venenoso do mundo é uma espécie de rã chamada Phyllobates terribilis. Seu veneno é capaz de matar dez homens adultos.


A Phyllobates terribilis é a rã com o veneno mais forte

Animal mais barulhento do planeta

O animal mais barulhento do planeta é a já citada baleia-azul. Seu som atinge 188 decibéis e pode ser ouvido a 800 km de distância.

Animal com maior expectativa de vida do planeta

Se você pensa que o animal com maior expectativa de vida vive uns 100 ou 200 anos, está muito enganado. O animal mais longevo do planeta é uma água-viva (Turritopsis dohrnii) que nunca morre, caso não sofra predação. Ela possui a incrível capacidade de voltar a ser jovem infinitas vezes.

Animal mais resistente do planeta

O animal mais resistente do planeta é o tardígrado, uma espécie de invertebrado. Ele é capaz de suportar temperaturas que vão desde -273ºC até 150ºC. Além disso, resiste à pressão de 6 mil ATM, 5000 gray de radiação e à falta de oxigênio.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

As girafas são os animais mais altos do mundo As girafas são os animais mais altos do mundo
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cangurus

Ciências

Elefante-africano

Ciências

Existem seres imortais?

Ciências

Girafas

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.