Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cangurus

Cangurus são animais marsupiais que se destacam por possuírem pernas traseiras fortes, que conseguem garantir saltos a grandes distâncias.

Os cangurus são animais capazes de realizar grandes saltos. Os cangurus são animais capazes de realizar grandes saltos.

Os cangurus são animais mamíferos, do grupo dos marsupiais, que encantam por sua beleza e destacam-se por sua capacidade de realizar grandes saltos. São animais típicos da fauna australiana e fazem parte da mesma família dos cangurus das árvores, wallabies, wallaroos e pademelons.

Características

Os cangurus são animais mamíferos que fazem parte do grupo dos marsupiais, ou seja, fazem parte de um grupo que se caracteriza por terem filhotes muito cedo, os quais completam seu desenvolvimento durante o período da amamentação. Muitas espécies de marsupiais, como é o caso do canguru, apresentam um tipo de bolsa chamada marsúpio, onde o filhote finaliza seu desenvolvimento.

Os cangurus, assim como todos os mamíferos, apresentam pelos, os quais se caracterizam por serem grossos e de coloração variada, que vai do cinza ao marrom, dependendo da espécie que está sendo estudada. Costuma-se considerar como cangurus quatro espécies do gênero Macropus.

Os cangurus são animais que fazem parte da família Macropodidae, família essa que recebe tal nome devido aos grandes pés de seus representantes. Os cangurus, além dos grandes pés, possuem pernas traseiras grandes e bem desenvolvidas. As pernas fortes desse animal são essenciais para garantir-se um salto adequado.

Os cangurus apresentam também uma grande cauda. Essa cauda é importante para que eles consigam garantir seu equilíbrio no momento do salto. Além disso, a cauda desses animais funciona como um quinto membro, quando estão locomovendo-se de maneira mais lenta.

Os cangurus apresentam hábitos crepusculares e noturnos, portanto, são mais ativos durante essa parte do dia. Esses animais são herbívoros e alimentam-se de uma grande variedade de espécies de plantas. Podem ser encontrados em grupos.

Leia também: Classificação dos mamíferos

Gestação


O desenvolvimento dos filhotes é finalizado no interior do marsúpio.

Após o nascimento, que acontece muito prematuramente, o filhote sobe pelos pelos da mãe até atingir a bolsa ou o marsúpio. Quando chega à bolsa, inicia a alimentação com o leite. Como, no inicio, o canguru não consegue sugar o leite, este é bombeado pela mãe, por meio de contrações musculares.

Os cangurus permanecem na bolsa até completarem seu desenvolvimento. Quando completam, aproximadamente, quatro meses, inicia-se sua exploração do mundo saindo, brevemente, para alimentarem-se e, posteriormente, voltando para bolsa. Com cerca de 10 meses a um ano, eles estão aptos a sairem da bolsa e viverem de maneira independente das mães.

Leia também: Recordes do reino animal

Espécies

Atualmente são considerados cangurus quatro espécies distintas, que fazem parte do gênero Macropus. As quatro espécies são: canguru-vermelho, canguru-cinza-oriental, canguru-cinza-ocidental e canguru-antilopine. A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada um delas:


O canguru-vermelho é a maior espécie de marsupial do mundo.

  • Canguru-vermelho (Macropus rufus): é uma das espécies mais conhecidas de canguru. Esse destaca-se por ser o maior marsupial vivente da Terra, podendo atingir cerca de dois metros de comprimento (incluindo a cauda) e de altura e pesar cerca de 90 kg. É uma espécie endêmica da Austrália, sendo observada sua distribuição pelas regiões áridas e semiáridas.


O canguru-cinza-oriental é encontrado na Austrália e na Tasmânia.

  • Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus): é encontrado na Austrália e também na Tasmânia. Essa espécie é noturna e costuma formar grandes grupos em locais onde o alimento é encontrado em grande quantidade. O macho pode atingir até 1,8 metro de altura, já as fêmeas são menores, apresentando cerca de 1,2 metro.


Essa espécie é encontrada, principalmente, no Sul da Austrália.

  • Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus): amplamente distribuída pela região Sul da Austrália, essa espécie é encontrada em vários tipos de habitat, sendo também observada sua presença, em áreas de floresta e até pastagem, na região Norte da Austrália.


O canguru antilopine é, frequentemente, encontrado em grandes grupos.

  • Canguru antilopíneo (Macropus antilopinus): é encontrado em grupos que podem conter cerca de 30 animais. É encontrado em áreas de floresta, savana e pastagem.

Curiosidades

  1. Um canguru, ao nascer, pode apresentar cerca de 2,5 centímetros. Esse é o tamanho aproximado de uma uva.

  2. A fêmea do canguru é capaz de engravidar enquanto ainda está amamentando um filhote na bolsa.

  3. O maior marsupial do mundo é o canguru-vermelho, que pode atingir dois metros de altura.

  4. A cauda do canguru-vermelho pode apresentar cerca de um metro de comprimento.

  5. O filhote de canguru é chamado na Austrália de “joyes”.

  6. Um canguru pode pular, aproximadamente, nove metros em um único salto e atingir uma altura de quase dois metros. Esse animal atinge, em média, 30 quilômetros por hora.

  7. A cauda dos cangurus pode ser usada como um quinto membro quando eles andam lentamente.

  8. Os cangurus são caçados para uso da carne e da pele.

  9. Os cangurus possuem estômagos com várias câmeras.

  10. Todas as espécies de canguru estão classificadas, na Lista Vermelha da IUCN, na categoria “pouco preocupante”.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais herbívoros

Ciências

Classificação dos mamíferos

Ciências

Gambá

Ciências

Lobo-guará

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.