Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cnidários

Conheça mais sobre os cnidários, animais aquáticos que possuem estruturas que paralisam e podem até matar uma pessoa.

Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais que se reúnem no filo Cnidaria. A maioria dos cnidários é encontrada em ambientes marinhos, e os principais representantes desse grupo são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas.

Existem duas formas de cnidários: os pólipos e as medusas. Os pólipos são animais que vivem fixos a rochas e que apresentam poucos movimentos é o caso das anêmonas-do-mar e dos corais. Já as medusas nadam livremente e possuem uma forma parecida com um guarda-chuva, como as águas-vivas. As medusas possuem tentáculos ao redor da boca e nas bordas do corpo. O cnidário conhecido como caravela-portuguesa tem forma de medusa e flutua de acordo com as correntes marinhas.

 Figura mostrando as formas de pólipo e de medusa
Figura mostrando as formas de pólipo e de medusa

Em cnidários como os corais há um esqueleto externo feito de calcário que dá forma e sustenta o corpo do animal; enquanto que em cnidários como a água-viva, o corpo é mole e não possui esqueleto de sustentação.

Figura mostrando o esqueleto de calcário de alguns corais
Figura mostrando o esqueleto de calcário de alguns corais

Os animais desse filo são muito conhecidos por causarem queimaduras e irritações na pele, em razão de uma célula típica que eles possuem chamada de cnidoblasto. Os cnidoblastos são estruturas responsáveis pela defesa contra predadores e também pela captura de alimento. Concentrados principalmente ao redor da boca e nos tentáculos, os cnidoblastos possuem em seu interior um líquido tóxico capaz de paralisar e matar os animais que servem de alimento para os cnidários (como peixes, crustáceos e vermes).

No Norte e Nordeste da Austrália podemos encontrar uma espécie de água-viva que, dependendo da extensão da área afetada, pode matar uma pessoa adulta por parada cardiorrespiratória em menos de três minutos.

Figura 1: anêmona-do-mar; Figura 2: água-viva; Figura 3: caravela-portuguesa; Figura 4: corais
Figura 1: anêmona-do-mar; Figura 2: água-viva; Figura 3: caravela-portuguesa; Figura 4: corais


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Figura 1: água-viva; Figura 2: caravela-portuguesa; Figura 3: anêmona-do-mar; Figura 4: corais Figura 1: água-viva; Figura 2: caravela-portuguesa; Figura 3: anêmona-do-mar; Figura 4: corais
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Ciências

Invertebrados

Ciências

Recifes de coral

Ciências

Moluscos

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.