Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Equinodermos

Saiba mais sobre os equinodermos, animais marinhos com algumas características curiosas.

Os equinodermos são animais que possuem espinhos por toda a superfície do corpo Os equinodermos são animais que possuem espinhos por toda a superfície do corpo

Os equinodermos são animais marinhos como as estrelas-do-mar, bolachas-do-mar e ouriços-do-mar, que podemos ver quando visitamos alguma praia.

Os biólogos dizem que os equinodermos são de vida livre, ou seja, vivem soltos na água do mar, com exceção do lírio-do-mar, cuja maioria vive fixada a rochas no fundo do mar. As estrelas-do-mar são facilmente encontradas, deslocando-se no fundo do oceano, assim como os ouriços-do-mar. Por vezes alguns ouriços são encontrados próximos a rochas, onde cavam buracos que servirão de abrigo.

A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.


Na figura podemos ver um ouriço-do-mar com todos os seus espinhos

Esses animais possuem uma dieta bem variada, sendo que os ouriços-do-mar gostam de se alimentar de algas marinhas e pequenos animais. Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.

Os equinodermos possuem, na maioria das espécies, sexos separados, com fecundação externa, ou seja, macho e fêmea liberam seus gametas (espermatozoides e óvulos) na água para que sejam fecundados. Dizemos que o desenvolvimento nesse animal é indireto, porque antes de se tornar um adulto, ele passa por uma ou mais formas larvais.


Na imagem podemos observar as larvas de estrela-do-mar, que depois de um tempo sofrerão metamorfose e se tonarão estrelas-do-mar jovens

Os equinodermos possuem uma característica bem curiosa: a capacidade de regeneração. Por possuírem essa capacidade, esses animais conseguem regenerar partes do corpo que foram danificadas. Os ouriços-do-mar, por exemplo, regeneram continuamente seus espinhos; e as estrelas-do-marconseguem regenerar um ou mais braços perdidos.

As estrelas-do-mar possuem um disco central onde se localiza o seu sistema nervoso, que é muito simples. Se a estrelas-do-mar for dividida, ela pode se transformar em outra estrela, desde que haja uma parte do disco central na parte que foi retirada. Esses equinodermos possuem olhos muito simples localizados nas extremidades de cada braço, que são capazes apenas de perceber a luminosidade.


As estrelas-do-mar são equinodermos que possuem cinco braços

Alguns animais equinodermos são chamados de estrela-serpente, serpente-do-mar ou ainda ofiúro, que se parecem muito com as estrelas-do-mar por causa de seus braços longos e finos.

Outros animais que também são equinodermos são os pepinos-do-mar, as bolachas-do-mar e lírios-do-mar, que podem ser observados na figura a seguir.


Na figura podemos observar outras espécies de equinodermos


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Bioluminescência

Ciências

Invertebrados

Ciências

Locomoção dos equinodermos

Ciências

Metamorfose dos anfíbios

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.