Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Localização de Pontos

Conheça os pontos de localização: latitude, longitude e altitude.

Para chegar a seu destino com segurança os aviões utilizam aparelhos de localização e orientação Para chegar a seu destino com segurança os aviões utilizam aparelhos de localização e orientação

Atualmente, o sistema para a localização de endereço mais utilizado é o GPS. Esse sistema permite às pessoas chegarem a seus destinos exclusivamente com a ajuda de um aparelho que recebe sinais de satélites, responsáveis por fornecer todos os caminhos de forma correta.
Esse sistema, denominado GPS, utiliza três posições na localização de um lugar: altitude, longitude e latitude. Veja como identificar as posições latitude e longitude:
 

 

 

De acordo com a ilustração, a latitude possui a posição horizontal e a longitude, posição vertical. Esses posicionamentos são utilizados na localização de pontos no planeta Terra, que é divido pela linha do equador em hemisfério norte e sul e pelo meridiano de Greenwich, responsável pelos diferentes horários entre os países e pela localização envolvendo leste e oeste.

 


As linhas horizontais correspondem à distância entre o lugar e a linha do Equador. As linhas verticais são relacionadas ao meridiano de Greenwich estabelecendo a distância entre o lugar e o meridiano. A terceira posição do lugar diz respeito à altitude que é a distância entre o lugar e o nível do mar.

Esse modelo de localização permite que aviões voem com extrema segurança chegando ao destino percorrendo o menor espaço possível, pois as rotas são traçados envolvendo as posições latitude, longitude e altitude. Os navios utilizam somente a latitude e a longitude, não necessitando da altitude, pois já se encontram no nível do mar.

É importante lembrar que esse sistema é de localização, então, para o deslocamento, tanto o avião como o navio utilizam também instrumentos de orientação, como a bússola.


Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Instrumentos de Localização

Geografia

Paralelos e Meridianos

Geografia

Rosa dos Ventos

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.