Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Paralelos e Meridianos

Paralelos e meridianos são linhas muito importantes para facilitar a nossa localização. Conheça-os!

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.


Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Os paralelos mais conhecidos

Os paralelos mais conhecidos.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.

O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich.

Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes. Já os meridianos vão dar origem àquilo que chamamos de longitudes.

Juntas, as latitudes e longitudes formam as coordenadas geográficas. A partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto existente na Terra, o que é muito útil para viajantes, marinheiros, e para quem gosta de saber exatamente onde está.

Paralelos e Meridianos: linhas imaginárias que dividem a Terra Paralelos e Meridianos: linhas imaginárias que dividem a Terra
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Clima tropical

Geografia

Coordenadas Geográficas

Matemática

Coordenadas de Localização

Geografia

Fusos horários

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.