Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Paralelos e meridianos

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, formando o sistema de coordenadas geográficas usado para a localização e para a orientação.

Ilustração mostrando os paralelos e os meridianos do planeta Terra. Os paralelos e os meridianos são as linhas imaginárias que formam o sistema de coordenadas geográficas. (Créditos: Gabriel Franco | Escola Kids)

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre que integram o sistema de coordenadas geográficas. Os paralelos são traçados horizontalmente e denotam as latitudes, tendo como referência a Linha do Equador (0º). Os meridianos, por sua vez, são linhas horizontais usadas para a determinação das longitudes, sendo o Meridiano de Greenwich (0º) utilizado como referência.

Esse conjunto de linhas é importante para a identificação de pontos no espaço e, sobretudo, para os deslocamentos sobre ele. Os paralelos e meridianos têm, ainda, outras funções, como a delimitação das zonas térmicas do planeta Terra e a contagem das horas por meio do sistema de fusos horários.

Leia também: O que são coordenadas geográficas?

Resumo sobre paralelos e meridianos

  • Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre.
  • Eles constituem o sistema de coordenadas geográficas.
  • Os paralelos e meridianos de referência recebem nomes especiais para facilitar sua identificação.
  • O principal paralelo de referência é a Linha do Equador, que tem 0º de latitude.
  • O principal meridiano de referência é o Meridiano de Greenwich, com 0º de longitude.
  • Eles apresentam traçados e funções distintas:
    • Paralelos: são traçados horizontalmente de forma paralela à Linha do Equador. Medem as latitudes e servem para delimitar as zonas térmicas do planeta.
    • Meridianos: são traçados verticalmente, formando meios círculos que se encontram nos polos. Medem as longitudes e servem para a determinação dos fusos horários.
  • Podem ser identificados nos mapas com base na sua observação atenta, já que todos os mapas apresentam, ao menos, os paralelos e meridianos de referência.

O que são paralelos e meridianos?

Paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre que formam o sistema de coordenadas geográficas: enquanto os paralelos indicam a medida da latitude, os meridianos indicam a medida da longitude de um ponto ou referencial. Por essa razão, os paralelos e meridianos são usados principalmente para a localização no espaço geográfico, além de serem úteis para a navegação e os deslocamentos sobre o planeta.

Como referência para a determinação de um conjunto de informações geográficas distintas, convencionou-se o estabelecimento de paralelos e meridianos de referência. Essas linhas recebem nomes especiais, os quais conheceremos a seguir.

Alguns paralelos e meridianos recebem nomes especiais por serem referência no sistema de coordenadas geográficas. Fonte: IBGE.

→ Nomes dos paralelos

Os paralelos que recebem nomes especiais são conhecidos como paralelos notáveis. O principal deles é a Linha do Equador, a partir da qual são contadas as latitudes. Esse paralelo marca a latitude de 0º. Na tabela abaixo, conheça todos os paralelos notáveis.

Paralelos notáveis

Nome

Latitude

Círculo Polar Ártico

66º33’’ N

Trópico de Câncer

23º27’ N

Linha do Equador

Trópico de Capricórnio

23º27’ S

Círculo Polar Antártico

66º33’’ S

→ Nomes dos meridianos

Os meridianos de referência são dois, os quais recebem nomes especiais que facilitam a sua identificação.

Meridianos de referência

Nome

Longitude

Meridiano de Greenwich

Linha Internacional da Data

180º

Diferenças entre paralelos e meridianos

→ Paralelos

Os paralelos são linhas horizontais traçadas sobre a superfície terrestre, formando círculos concêntricos.

Os paralelos são as linhas horizontais traçadas sobre a superfície terrestre. Eles são posicionados paralelamente à Linha do Equador, motivo pelo qual recebem esse nome. Os paralelos formam círculos concêntricos ao redor do planeta Terra, sendo maiores no equador terrestre e menores na medida em que se aproximam dos polos.

Sua principal função no sistema de coordenadas geográficas é a determinação das latitudes, que variam de 0° a 90°, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, sendo a Linha do Equador o ponto de partida (latitude 0º).

Além da determinação das latitudes, os paralelos são utilizados para definir as zonas térmicas do planeta Terra. Trata-se de áreas formadas a partir do ângulo de inclinação dos raios solares com relação à superfície e que aumentam do equador em direção aos polos. Essa divisão é feita com o auxílio dos paralelos notáveis, com base nos quais se estabelece as seguintes zonas:

  • Zona tropical: entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio;
  • Zona temperada: entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul;
  • Zona polar: acima do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e abaixo do Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.

→ Meridianos

Os meridianos são linhas verticais traçadas sobre a superfície terrestre. Eles se encontram nos polos.

Os meridianos são linhas verticais traçadas sobre a superfície terrestre. Cada meridiano forma um semicírculo que se estende desde o Polo Norte até o Polo Sul do planeta Terra, o que significa que eles se encontram nessas regiões. Todos os meridianos têm a mesma extensão, mas as linhas se aproximam na medida em que nos afastamos do equador terrestre e nos aproximamos dos polos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eles são utilizados no sistema de coordenadas geográficas para a determinação das longitudes, que vão de 0º a 180º, tanto a leste quando a oeste do meridiano de referência, o Meridiano de Greenwich.

Além dessa função, os meridianos são a base para o sistema de fusos horários: os 360º do planeta Terra são divididos em 24 faixas de 15º de longitude dentro das quais os relógios marcam o mesmo horário. São 12 fusos a leste e 12 fusos a oeste de Greenwich, meridiano esse que é o ponto de partida para esse sistema de contagem de horas.

Acesse também: Fuso horário — detalhes sobre o sistema de contagem de horas mundial

Como identificar paralelos e meridianos?

A identificação dos paralelos e dos meridianos é simples quando se tem em mãos um mapa-múndi ou um mapa temático. Tanto um como o outro apresentam uma rede de linhas imaginárias traçadas que representam o sistema de coordenadas geográficas. Quando esse reticulado não está completo, o mapa apresenta, ao menos, os paralelos notáveis e os meridianos de referência, ou, ainda, as principais linhas que atravessam a área representada.

Assim sendo, basta a observação e a leitura cuidadosa do mapa para identificá-los, somente lembrando do fundamental:

  • os paralelos são traçados na horizontal, e marcam as latitudes;
  • os meridianos são traçados na vertical, e marcam as longitudes.

Atente-se, também, às informações que estão escritas nas margens dos mapas temáticos, principalmente. Elas costumam trazer as latitudes (margens superior e inferior) e as longitudes (margens direita e esquerda), que nos ajudam a identificar a presença, respectivamente, de paralelos e meridianos.

Latitude e longitude

Latitude

Longitude

Distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador.

Distância em graus entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich.

Varia de 0º a 90º a Norte e ao Sul.

Varia de 0º a 180º a Leste e a Oeste.

Para saber mais sobre latitude e sobre longitude, clique aqui.

Qual a importância dos paralelos e meridianos?

Os paralelos e meridianos têm importância na localização de um ponto ou referencial na superfície terrestre, visto que integram o chamado sistema de coordenadas geográficas. Essas linhas imaginárias são fundamentais para que consigamos nos orientar na superfície e nos deslocar de um ponto a outro, uma vez que elas são usadas no cálculo da latitude e da longitude e, portanto, na determinação das coordenadas geográficas.

Tanto os paralelos quanto os meridianos assumem, ainda, funções práticas no estudo da fisiografia do planeta Terra e nas comunicações, uma vez que são utilizados como referência para a delimitação das zonas térmicas, no caso dos paralelos, e para a formação de um sistema padrão de horas que foi adotado internacionalmente, no caso dos meridianos.

Exercícios resolvidos sobre paralelos e meridianos

Questão 1

Os meridianos são linhas verticais traçadas sobre a superfície terrestre e que, junto dos paralelos, formam o sistema de coordenadas geográficas. Dentre as funções dos meridianos especificamente, podemos citar:

A) a determinação das latitudes.

B) a contagem das horas em escala mundial.

C) a divisão do mundo em hemisférios Norte e Sul.

D) a delimitação das zonas térmicas do planeta.

E) a indicação dos pontos cardeais.

Resolução:

Alternativa B.

Os meridianos, além de medirem a longitude, foram usados como base para a criação de um sistema universal de contagem das horas.

Questão 2

(IFTO) Coordenada geográfica é um sistema de referência e posicionamento em que ocorre a intersecção entre um paralelo e um meridiano. O principal paralelo que divide a terra em dois hemisférios — Norte e Sul — é denominado:

A) Círculo Polar Antártico.

B) Trópico de Capricórnio.

C) Trópico de Câncer.

D) Greenwich.

E) Equador.

Resolução:

Alternativa E.

O único paralelo que divide a Terra em dois hemisférios iguais, Norte e Sul, é a Linha do Equador. Os demais, com exceção de Greenwich (um meridiano), são classificados como paralelos notáveis e ficam em latitude média e alta.

Fontes

IBGE. Coordenadas geográficas. IBGE. Atlas Escolar, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/cartografia/21730-coordenadas-geograficas.html.

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, SP: Editora Ática, 2004. 47ª edição, 3ª reimp. 455p.

SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018, 268p.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Cartografia

Geografia

Clima tropical

Geografia

Coordenadas Geográficas

Matemática

Coordenadas de Localização

Últimos artigos

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.