Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

União Europeia

Saiba tudo sobre a União Europeia, o mais importante bloco econômico da atualidade!

A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado na Europa oficialmente em 1992 pelo Tratado de Maastrich, em substituição ao antigo Mercado Comum Europeu (MCE). A UE é o principal bloco econômico do mundo, pois é o que possui o maior grau de integração entre os seus membros e é, em maior parte, constituído por importantes países pertencentes ao mundo desenvolvido.

Atualmente, existem, ao todo, vinte e oito países-membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia.

A sede da União Europeia encontra-se na Bélgica, na cidade de Bruxelas.


Imagem da sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas

Apesar de ter sido criada em 1992, a origem da União Europeia é mais antiga. Ela surgiu, na verdade, da união dos países que compunham o Benelux (pequeno bloco formado por Holanda, Bélgica e Luxemburgo) com Alemanha, Itália e França, formando a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Depois disso, o bloco expandiu-se e ganhou novos membros, transformando-se em Mercado Comum Europeu através do Tratado de Roma, em 1957, que mais tarde transformar-se-ia no bloco que hoje conhecemos.

As características da União Europeia, em destaque, são:

* livre comércio entre os países-membros;

* integração política entre os países;

* livre circulação de pessoas entre os países-membros (algo que somente a UE faz atualmente);

* adoção de uma moeda em comum: o euro.

Essa última característica, porém, não abrange a totalidade dos países-membros, pois existem algumas nações que decidiram por não adotar o euro como moeda, como a Inglaterra. Assim, a chamada “zona do euro” é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha. Futuramente, a Croácia, recém-ingressa no bloco, também adotará o euro como moeda oficial.


Euro, a moeda adotada pela maior parte dos membros da União Europeia

A União Europeia, além do mais, apresenta várias instituições em sua estrutura, das quais a mais importante é o Conselho Europeu, responsável por definir as orientações políticas do bloco. As leis são feitas e modificadas pelo Parlamento Europeu (eleito pela população a cada cinco anos), pelo Conselho da UE e pela Comissão Europeia. Ainda existe uma série de outras instituições e secretarias, com destaque para o Banco Central Europeu, que é responsável por regular as variações do euro.

Hoje em dia o poderio da União Europeia não se encontra somente em seu aspecto econômico, pois a sua integração acontece também na esfera política. Portanto, os interesses do mundo europeu estão sempre voltados às ações desse bloco, que passa a ser também um importante ator geopolítico do mundo atual.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Símbolo da União Europeia Símbolo da União Europeia
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Blocos Econômicos

Geografia

Capitalismo

Geografia

Continente Europeu

Geografia

Diferença entre limite e fronteira

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.