Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Países que falam português

Você sabia que não é só o Brasil e Portugal que falam o português? Há outros países que falam essa língua, e juntos esses totalizam 280 milhões de falantes. O português é também conhecido como língua românica ou neolatina, sendo a quinta língua mais falada do mundo, e faz parte das línguas oficiais da União Europeia, Mercosul, União das Nações Sul-Americanas e União Africana.

O idioma tem sua história ligada ao galego-português, língua falada na Idade Média, nos territórios de Galiza e em Portugal. Posteriormente, essa língua passou a ser falada em outras partes do mundo, e isso se deve ao fato de que essas partes foram conquistadas e sofreram influência da colonização.

Além dos brasileiros, populações de outros países também falam a língua portuguesa.

Leia também: Dicas de português: expressões da língua portuguesa

Quantos países falam português?

De acordo com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, o português é falado por nove países, distribuídos em quatro continentes.

→ Na América

  • Brasil

→ Na África

  • Angola

  • Cabo Verde

  • Guiné-Bissau

  • Guiné Equatorial

  • Moçambique

  • São Tomé e Príncipe

→ Na Ásia

  • Timor-Leste

→ Na Europa

  • Portugal

Em outros territórios, a língua portuguesa é também falada, como: Macau, na China; Damão e Diu, no território da União da Índia; Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, na Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e Ilhas ABC, no Caribe.

Em outros países localizados no subcontinente América do Sul, na América, a língua portuguesa também é falada por parte dos habitantes, como no Uruguai, na Venezuela, no Paraguai e na Guiana. Não obstante, não se trata do idioma oficial desses países.

Veja também: O português pelo mundo: palavras de origem portuguesa

O que une os países que falam português?

Basicamente, todos os países que falam português foram colonizados por Portugal, sofrendo, portanto, influência desse país e agregando seus costumes. As variações da língua refletem o encontro entre portugueses, povos nativos e imigrantes que habitam cada uma dessas nações.

Bandeira dos países que falam português

 1) Angola

2) Brasil

3) Cabo Verde

4) Guiné-Bissau

5) Guiné Equatorial

6) Moçambique

7) Portugal

8) São Tomé e Príncipe

9) Timor-Leste

Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Português

Dicas de português: Expressões da língua portuguesa

Português

História da Língua Portuguesa no mundo

Português

O português pelo mundo: palavras de origem portuguesa

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.