Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Distribuição da População Mundial

Conheça alguns dados a respeito da distribuição da população mundial, que já ultrapassou os sete bilhões de pessoas!

A população mundial, na década atual, chegou a cerca de sete bilhões e 125 milhões de habitantes. É muita gente, não é mesmo!? Mas, afinal, como essa população está distribuída? Onde vivem mais pessoas e onde vivem menos?

O principal fator que precisamos entender a respeito da distribuição da população mundial é que o número de habitantes na Terra é muito desigual entre as regiões. Enquanto a Ásia, sozinha, concentra mais da metade das pessoas que vivem no planeta, existem áreas praticamente não habitadas, como os polos e as regiões desérticas, haja vista o clima pouco favorável.

O continente asiático, na verdade, concentra mais de 60% da população mundial. A sua área equivale a aproximadamente 30% de todas as terras emersas do nosso planeta. Não por acaso, três dos cinco países mais populosos do planeta encontram-se nesse continente. Veja a lista dos países com as maiores populações:

1º China (Ásia) – 1,30 bilhões de habitantes

2º Índia (Ásia) – 1,20 bilhões de habitantes

3º Estados Unidos (América do Norte) – 310 milhões de habitantes

4º Indonésia (Ásia) – 240 milhões de habitantes

5º Brasil (América do Sul) – 202 milhões de habitantes

Para nos darmos conta dessa desigualdade em termos de distribuição das populações entre os países, basta somarmos o número de habitantes do terceiro, do quarto e do quinto colocados na lista acima, o que dá 769 milhões de pessoas, um número menor do que o dos dois primeiros lugares. A China, nas últimas décadas, vem adotando fortes medidas para diminuir o crescimento populacional e, em um futuro próximo, será ultrapassa pela Índia.

Se considerarmos as populações dos continentes habitados da Terra, podemos ter uma noção ainda maior de como a população mundial está mal distribuída pelo globo terrestre:

1º Ásia – 4 bilhões e 427 milhões de habitantes

2º África – 1 bilhão e 111 milhões de habitantes

3º América – 953 milhões de habitantes

4º Europa – 742,5 milhões de habitantes

5º Oceania – 40 milhões de habitantes

Como podemos perceber, existem mais pessoas vivendo na Ásia do que no resto do mundo. Há algumas áreas desse continente que são chamadas de “formigueiros humanos”, tamanha a densidade demográfica dos lugares.

As áreas mais escuras do mapa são dos países com o maior número de habitantes
As áreas mais escuras do mapa são dos países com o maior número de habitantes

Entre todos os continentes, aquele que mais cresce em população é a África, que, até 2100, deverá ter dez dos vinte países mais populosos do planeta, segundo projeções realizadas pela ONU. O Brasil, por sua vez, perderá o seu quinto lugar para o Paquistão (Ásia) e para a Nigéria (África) ao longo da próxima década, pois a população do nosso país cresce em um ritmo cada vez mais lento.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

As áreas mais claras do mapa concentram o maior número de pessoas As áreas mais claras do mapa concentram o maior número de pessoas
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Crescimento Populacional

Geografia

Taxa de natalidade e mortalidade

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Geografia

Diferença entre populoso e povoado

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.