Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Distribuição da População Mundial

Conheça alguns dados a respeito da distribuição da população mundial, que já ultrapassou os sete bilhões de pessoas!

As áreas mais claras do mapa concentram o maior número de pessoas As áreas mais claras do mapa concentram o maior número de pessoas

A população mundial, na década atual, chegou a cerca de sete bilhões e 125 milhões de habitantes. É muita gente, não é mesmo!? Mas, afinal, como essa população está distribuída? Onde vivem mais pessoas e onde vivem menos?

O principal fator que precisamos entender a respeito da distribuição da população mundial é que o número de habitantes na Terra é muito desigual entre as regiões. Enquanto a Ásia, sozinha, concentra mais da metade das pessoas que vivem no planeta, existem áreas praticamente não habitadas, como os polos e as regiões desérticas, haja vista o clima pouco favorável.

O continente asiático, na verdade, concentra mais de 60% da população mundial. A sua área equivale a aproximadamente 30% de todas as terras emersas do nosso planeta. Não por acaso, três dos cinco países mais populosos do planeta encontram-se nesse continente. Veja a lista dos países com as maiores populações:

1º China (Ásia) – 1,30 bilhões de habitantes

2º Índia (Ásia) – 1,20 bilhões de habitantes

3º Estados Unidos (América do Norte) – 310 milhões de habitantes

4º Indonésia (Ásia) – 240 milhões de habitantes

5º Brasil (América do Sul) – 202 milhões de habitantes

Para nos darmos conta dessa desigualdade em termos de distribuição das populações entre os países, basta somarmos o número de habitantes do terceiro, do quarto e do quinto colocados na lista acima, o que dá 769 milhões de pessoas, um número menor do que o dos dois primeiros lugares. A China, nas últimas décadas, vem adotando fortes medidas para diminuir o crescimento populacional e, em um futuro próximo, será ultrapassa pela Índia.

Se considerarmos as populações dos continentes habitados da Terra, podemos ter uma noção ainda maior de como a população mundial está mal distribuída pelo globo terrestre:

1º Ásia – 4 bilhões e 427 milhões de habitantes

2º África – 1 bilhão e 111 milhões de habitantes

3º América – 953 milhões de habitantes

4º Europa – 742,5 milhões de habitantes

5º Oceania – 40 milhões de habitantes

Como podemos perceber, existem mais pessoas vivendo na Ásia do que no resto do mundo. Há algumas áreas desse continente que são chamadas de “formigueiros humanos”, tamanha a densidade demográfica dos lugares.


As áreas mais escuras do mapa são dos países com o maior número de habitantes

Entre todos os continentes, aquele que mais cresce em população é a África, que, até 2100, deverá ter dez dos vinte países mais populosos do planeta, segundo projeções realizadas pela ONU. O Brasil, por sua vez, perderá o seu quinto lugar para o Paquistão (Ásia) e para a Nigéria (África) ao longo da próxima década, pois a população do nosso país cresce em um ritmo cada vez mais lento.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Crescimento Populacional

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Geografia

Densidade demográfica

Geografia

Diferença entre populoso e povoado

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.