Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Os Rios

A formação e importância desse recurso natural.

Rio São Francisco Rio São Francisco

Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de acordo com a configuração do relevo. Suas águas sempre irão percorrer de um ponto mais alto em direção a um ponto mais baixo do relevo.

A nascente de um rio está localizada em um ponto mais alto e, durante o percurso das águas, o rio atinge sua foz em terrenos de níveis mais baixos, podendo ser no mar, outro rio, lagos, etc.


Existem classificações dos rios, sendo que uma delas utiliza como critério a disponibilidade de água. Sendo assim, os rios podem ser perenes, intermitentes ou efêmeros.

Perenes: são rios que possuem água durante todo o ano, ou seja, eles nunca secam. São alimentados pelo escoamento superficial e pela água do lençol freático (subterrânea).

Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca.

Efêmeros: são rios formados exclusivamente durante as chuvas ou logo após sua ocorrência. Eles secam rapidamente.


Rio Amazonas

Entre os fatores que contribuem para a quantidade de água de um rio estão as chuvas, a preservação das matas e o derretimento de neve acumulado nas montanhas. O Rio Amazonas, por exemplo, é alimentado pela neve derretida da Cordilheira dos Andes.

Os rios são de fundamental importância para o homem, pois, além de fornecerem água para o consumo, eles também são essenciais para a realização das atividades econômicas, tais como a agricultura, pecuária e na produção industrial.

O potencial hidráulico desses rios também é aproveitado através da construção de usinas hidrelétricas, que fornecem eletricidade para milhões de pessoas.


Rio poluído

Apesar da sua importância, os rios estão sendo poluídos. Muitas indústrias lançam efluentes (esgoto) diretamente nos rios sem o devido tratamento. Outros fatores que contribuem para esse cenário são o lançamento de esgoto doméstico, os produtos químicos utilizados na agricultura e na mineração que atingem esses rios, parte da população que joga lixo nos  rios, entre outros. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Assoreamento

Geografia

Lagos

Geografia

Rio Ganges

Geografia

Rio São Francisco

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.