Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Lontra

A lontra é um animal mamífero e pertencente à família Mustelidae, a mesma família do furão. Atualmente ocorrem duas espécies de lontra no Brasil, a lontra-neotropical e a gigante.

A lontra é um animal vertebrado, mamífero e carnívoro, e pertence à família Mustelidae, a mesma família do furão. Esses animais são encontrados em quase todas as regiões do planeta. No Brasil, há duas espécies, e ambas encontram-se em risco de extinção.

Características gerais

Como dito, as lontras são animais vertebrados, mamíferos e carnívoros. Assim, apresentam algumas características específicas da classe Mammalia (mamíferos), como o corpo coberto de pelos. Possuem outras relacionadas, por exemplo, ao seu modo de vida, como a presença de uma cauda robusta que as auxilia na natação. As lontras passam boa parte do tempo em ambiente aquático, sendo consideradas animais semiaquáticos.

A seguir, algumas características das lontras:

  • Apresentam corpo alongado e fino que pode chegar, em média, a 1,5 metro de comprimento;

  • Apresentam o corpo coberto por uma pelagem densa e impermeável de cor marrom, variando entre os tons claro e escuro;

  • Apresentam membranas interdigitais, ou seja, membranas entre os dedos que as auxiliam na natação;

  • Apresentam dentes fortes e afiados, o que contribui para o seu tipo de alimentação;

  • As lontras são animais carnívoros e alimentam-se principalmente de peixes. Entretanto, podem estar incluídos também em sua dieta pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e aves;

  • Apresentam alguns sentidos bastante aguçados, como a visão, audição e olfato.

Saiba mais: Classificação dos mamíferos

Reprodução

A lontra, conforme citado, passa boa parte do tempo no ambiente aquático. No entanto, ela sempre busca viver em locais com menos ação antrópica, pois precisa de um local para construir sua toca, onde, por exemplo, terá os seus filhotes.

O tempo de gestação da lontra varia entre as espécies. Em cada gravidez, o número de filhotes também pode variar, entretanto, há uma média de dois filhotes, por vez.

Os filhotes nascem cegos e só abrem os olhos a partir da quarta semana após o nascimento, sendo, até então, dependentes da mãe. Eles vivem junto a elas até um ano de idade.

A lontra ou lontra-neotropical habita os mais diversos ambientes, desde os de água doce aos marinhos.
A lontra ou lontra-neotropical habita os mais diversos ambientes, desde os de água doce aos marinhos.

Lontra ou lontra-neotropical (Lontra longicaudis)

A lontra ou lontra-neotropical habita desde ambientes de água doce, em regiões de florestas e até mesmo afetadas pela ação antrópica, até ambientes marinhos, como nos costões rochosos. Além do Brasil, é encontrada também em países como a Bolívia, Venezuela, México, Honduras, entre outros.

A sua alimentação também é bastante variada, embora sua principal fonte alimentar seja peixe. A lontra também se alimenta de insetos, crustáceos, anfíbios e moluscos. Além disso, pode alimentar-se de outros animais, de forma oportunista, desde que esses apresentem uma lenta capacidade de escape.

A lontra-gigante ou ariranha, geralmente, vive em grupos familiares com até 15 indivíduos.
A lontra-gigante ou ariranha, geralmente, vive em grupos familiares com até 15 indivíduos.

Lontra-gigante ou ariranha (Pteronura brasiliensis)

A lontra gigante ou ariranha, diferentemente da lontra-neotropical, apresenta uma maior seletividade de habitat, vivendo majoritariamente em ambientes de água doce e, preferencialmente, que apresentem margens com declives suaves e vegetação mais densa (para que possa construir sua toca), além de alimentação abundante.

Alimenta-se principalmente de peixes, podendo ser consumidos também jacarés e tartarugas, ocasionalmente. Além do Brasil, a lontra-gigante é encontrada em países como Bolívia, Venezuela, Peru, Paraguai, Colômbia etc. A lontra-gigante ou ariranha costuma viver em grupos familiares com até 15 indivíduos. Para saber mais sobre a ariranha, leia: Ariranha: características, alimentação e curiosidades.

Extinção

Atualmente todas as 13 espécies de lontras requerem atenção quanto ao seu estado de conservação. Isso se deve, entre outros fatores, à destruição de seu habitat, com a destruição da vegetação das margens dos rios, o represamento dos corpos d'água etc.

Além disso a caça, a poluição das águas e o comércio de lontras (principalmente de algumas espécies asiáticas) como animais de estimação (retirando-as de seu habitat para o cativeiro) têm levado ao declínio das populações desse animal.

Atualmente, as espécies de lontra que ocorrem no Brasil, a lontra-neotropical e a lontra-gigante, estão classificadas, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como quase ameaçada e em perigo, respectivamente.

Leia também: Animais ameaçados de extinção

Curiosidades

Você sabia que, todo ano, no mês de maio, celebra-se o Dia Internacional da Lontra? Esse dia tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância desse animal e sobre a necessidade da preservação do meio ambiente onde ele vive, tendo em vista os riscos que corre de extinção.

Você sabia que, embora estejam sendo vendidas como animais de estimação, as lontras não são os animais mais adequados para esse fim? As lontras, na natureza, vivem em grupos, e retirá-las de seu meio pode ser bastante prejudicial. Além do mais, as lontras necessitam de dieta e vacina especiais e não são animais dóceis.

Leia também: Ornitorrinco

A lontra é um animal vertebrado, mamífero, carnívoro e apresenta uma ampla distribuição pelo planeta. A lontra é um animal vertebrado, mamífero, carnívoro e apresenta uma ampla distribuição pelo planeta.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Aves

Ciências

Consequências da destruição de habitat

Ciências

Moluscos

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.