Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ornitorrinco

Conheça mais sobre o ornitorrinco, um animal extremamente exótico.

O ornitorrinco é um animal extremamente exótico que apresenta características que lembram aves e répteis. Vamos conhecer mais sobre ele e descobrir por que ele não é classificado nesses grupos?

O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal que vive exclusivamente na Austrália e apresenta características muito peculiares. Apesar de botar ovos, ter uma estrutura semelhante a um bico e patas que se assemelham a de patos, esse animal é um mamífero. Classificado como monotremado, o ornitorrinco apresenta as características típicas da classe Mammalia: a presença de pelos e de glândulas mamárias.

Vive na terra, porém pode ser visto frequentemente em rios e lagos, tentando capturar seu alimento — pequenos peixes, camarões e alguns insetos aquáticos. A estrutura que se assemelha a um bico é composta por vários sensores nervosos, que atuam ajudando o animal na hora de identificar suas presas.

Por ficar um grande tempo dentro da água, é considerado um mamífero semiaquático. Suas patas semelhantes à de patos favorecem a sua natação. Além disso, possui algumas dobras de peles que cobrem ouvidos e olhos, bem como uma estrutura que evita a entrada de água nas narinas no momento em que está dando um mergulho.


O ornitorrinco é capaz de ficar até cinco minutos submerso

As fêmeas botam entre um e três ovos depois de, aproximadamente, duas semanas que ocorreu o acasalamento. Entre o sexto e décimo dia após a fêmea botar o ovo, os filhotes nascem. Diferentemente da grande maioria dos mamíferos, esse animal não possui mamas. O leite sai através de glândulas que ficam na barriga da mãe. O filhote deverá lamber o leite que sai pelos poros.

Uma característica interessante é que os machos produzem venenos, atributo pouco comum no grupo dos mamíferos. Encontrado em esporões nos membros posteriores, acredita-se que o veneno produzido pelo ornitorrinco seja um dos que mais causam dor no homem. Pesquisadores estimam que existam mais de 80 toxinas diferentes na composição do veneno, entretanto não é capaz de matar um humano.

Curiosidade: Recentemente, cientistas descreveram uma espécie de ornitorrinco extinto que media mais de um metro de comprimento. Esse animal viveu entre 5 e 15 milhões de anos atrás. Ele foi identificado a partir de um dente molar fossilizado.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O ornitorrinco apresenta diversas características peculiares, tais como botar ovos e ausência de mamilos O ornitorrinco apresenta diversas características peculiares, tais como botar ovos e ausência de mamilos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Classificação dos mamíferos

Ciências

Mamíferos

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.