Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Clorofila

Aprenda o que é a clorofila e conheça seus tipos e a importância desse pigmento para plantas, algas e cianobactérias.

Você já deve ter percebido que algumas plantas apresentam coloração verde, não é mesmo? Mas você sabe qual pigmento deixa as plantas com essa cor? E que a função desse pigmento não é apenas dar colorido ao vegetal? A seguir, esclareceremos essas e outras dúvidas.

→ A clorofila

A clorofila é o pigmento responsável por dar cor aos vegetais. Esse pigmento natural, que é encontrado no interior dos cloroplastos, é o mais abundante nas plantas e está presente principalmente nas folhas. Entretanto, é preciso saber que a clorofila não é exclusividade dos vegetais e apresenta-se também em outros organismos, como as algas.

Algumas plantas e algas não possuem a cor verde típica da clorofila. Isso, no entanto, não quer dizer que esses organismos não apresentem esse pigmento. O que acontece é que existe a presença de outros pigmentos, como os carotenoides, que dão tons amarelos e vermelhos aos vegetais. Esses outros pigmentos podem mascarar a clorofila.

Apesar do que muitos pensam, a função da clorofila não é apenas dar cor às plantas, ela atua também no processo de fotossíntese. Para isso, ela absorve os comprimentos de onda de luz do violeta, azul e vermelho.

→ Diferentes tipos de clorofila

Os diferentes tipos de clorofila são: a, b, c e d.

  • Clorofila a: está presente nas plantas, algas e também nas chamadas cianobactérias. Essa clorofila é essencial para o processo de fotossíntese e é a mais abundante nos vegetais. Em uma folha,75% do total de clorofila encontrada corresponde à clorofila a.

  • Clorofila b: é encontrada em plantas e algas verdes e euglenoides e é considerada um pigmento acessório. Isso quer dizer que esse pigmento ajuda nos processos fotossintéticos, mas não está envolvido diretamente na fotossíntese. Seu papel é ampliar a faixa de luz captada para a fotossíntese. Assim, quando absorve a luz, essa clorofila transfere-a para a clorofila a.

  • Clorofila c: é encontradas nas chamadas algas pardas e diatomáceas. Ela ocorre em substituição à chamada clorofila b e atua também como um pigmento acessório.

  • Clorofila d: é encontrada nas chamadas algas vermelhas e também é um pigmento acessório.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

As plantas possuem coloração verde por causa da presença de clorofila As plantas possuem coloração verde por causa da presença de clorofila
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Algas

Ciências

Cloroplasto

Ciências

Fotossíntese

Ciências

Plantas

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.