Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Hidrosfera

Conheça o que é a hidrosfera e a sua importância para a humanidade e para os seres vivos em geral.

A Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. Faz parte dessa camada, portanto, tanto os rios e os mares quanto as geleiras e a umidade do ar.

A água possui uma importância sem igual para o ser humano e demais formas de vida existentes em nosso planeta, pois todo ser vivo precisa de água para sobreviver. Uma prova dessa importância é o fato de mais de 70% da superfície da Terra ser formada por água. É claro que estamos falando apenas da superfície, ou seja, a porção externa do mundo, porque se considerarmos todo o volume do planeta, essa proporção diminuirá.

Além de ser utilizada no consumo direto, a água possui outras importâncias e utilidades, uma delas é o fornecimento de alimentos e recursos naturais, como os peixes que encontramos em rios, lagos e mares. Além disso, as pessoas utilizam a água como fonte de energia (através das hidrelétricas), transporte (hidrovias), como forma de se preparar alimentos e como meio para se higienizar.

Apesar de o elemento água (H2O) ser extremamente abundante em nosso planeta, a sua forma própria para consumo – a água potável – não segue a mesma regra. Cerca de 97% de toda a água do mundo está na forma salgada, sendo encontrada nos mares, e dos outros 3% restantes, a maior parte está na forma de geleiras nas calotas polares e nas montanhas, bem como na umidade do ar e dos solos. Ainda assim, da água disponível para consumo, uma quantidade relativamente grande está de certa forma poluída ou imprópria para os seres vivos.

Por esse motivo, torna-se extremamente importante que esse recurso natural seja mais bem preservado. No entanto, a humanidade vem disseminando práticas que levarão à sua escassez, através da poluição de rios e lagos, do uso irresponsável, do direcionamento dos cursos d'água para a agricultura, que nem sempre é de subsistência, dentre outras questões.


A poluição dos cursos d'água é um dos principais problemas da atualidade

A poluição dos mares e oceanos também é um outro problema, pois, apesar de não consumirmos a água do mar, necessitamos dela, principalmente, para a realização de certas atividades, como a pesca e outros elementos. Além disso, caso o ecossistema marinho sofra alterações, a vida na Terra poderá ser posta em risco. Um exemplo importante disso são as algas, que são as principais fornecedoras de oxigênio da Terra: caso elas sejam extintas, a manutenção das formas de vida que dependem desse elemento ficarão ameaçadas, incluindo o homem.

Portanto, a preservação da hidrosfera é um dever de todas as pessoas, bem como dos governos e autoridades internacionais.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Hidrosfera, camada de água da Terra Hidrosfera, camada de água da Terra
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Terra: planeta água?

Ciências

Água

Geografia

Sistema Terrestre

Geografia

As atividades que mais consomem água

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.