Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Eras Geológicas

As quatro eras geológicas que narram os processos de formação e transformação da Terra.

O Planeta Terra formou-se há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. A paisagem que hoje observamos ao andar pelas ruas, ao fazer uma trilha ou a olhar pela janela é muito diferente daquela de outros tempos. Para entender o processo de formação e transformação do nosso planeta, os cientistas elaboraram a divisão do tempo em Eras Geológicas.

Essa divisão segmenta a história de nosso planeta em quatro fases: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Cada uma dessas fases é dividida em vários períodos, que, por sua vez, são divididos em épocas, formando, assim, a escala geológica do tempo.


Estrutura Geológica do Tempo. Para entendê-la, é preciso ler de baixo para cima

Se observarmos bem a sequência de acontecimentos e a duração de cada uma das eras geológicas, poderemos concluir que a era Pré-Cambriana foi a maior de todas, com quatro bilhões de anos de duração, sobrando “apenas” cerca de 561 milhões de anos para as demais eras. É possível notar também o quanto o surgimento da espécie humana é recente e que nós jamais convivemos com dinossauros ao longo da história, mesmo os primatas que deram origem à raça humana.

Em virtude da grande diferença de tempo entre os acontecimentos da Terra e os acontecimentos da humanidade, realiza-se a distinção entre tempo geológico (milhões e bilhões de anos) e tempo histórico (centenas e milhares de anos).

A elaboração das eras geológicas seguiu o critério da datação química dos fósseis e rochas antigas encontradas, um resultado de muitos anos de estudos e pesquisas.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Os dinossauros surgiram no período Triássico da Era Mesozoica Os dinossauros surgiram no período Triássico da Era Mesozoica
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Camadas da Terra

Ciências

Dinossauros

Geografia

Estrutura geológica

Ciências

A origem da vida na Terra

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.