Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estados físicos da água | Ensino Fundamental I

A água, elemento precioso para a humanidade, apresenta três estados físicos quando entra em contato com diferentes temperaturas. Esses estados são:

• líquido;

• sólido;

• gasoso.

Em cada um dos estados físicos da água, as partículas constituintes da matéria estão agregadas de formas distintas.

Leia também: Qual é a importância da água para o nosso corpo?

Quais são os estados físicos da água?

  • Líquido

No estado líquido, a água toma a forma do recipiente em que estiver armazenada, seja na natureza, como é o caso dos lagos, seja no dia a dia do ser humano, como nas garrafas que compramos no supermercado.

  • Gasoso

No estado gasoso, a água não possui forma. Nessa fase ela passa pelo processo de evaporação, quando deixa o estado líquido para entrar no estado gasoso. Isso acontece quando a água é aquecida até ferver e começa a evaporar. Quando a água é aquecida naturalmente pelo calor, ela evapora na atmosfera e forma gotículas, que dão origem às nuvens.

  • Sólido

No estado sólido, a água tem forma regular. Isso acontece quando ela entra em contato uma menor temperatura e, assim, ela se solidifica. Encontramos esse estado da água no gelo, no iceberg, na neve e no granizo.

Veja também: Por que a água do mar é salgada?

Como são as mudanças de estado da água?

Como já vimos, a água passa por mudanças quando colocada em diferentes situações. Mas você sabe como cada mudança acontece? Vamos aprender agora!

  • Solidificação

É a passagem do estado líquido para o estado sólido. Isso só é possível quando a água atinge a temperatura de 0ºC. Isso acontece quando colocamos a água no congelador e ela se transforma em gelo.

  • Condensação 

É a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Podemos perceber essa mudança ao cozinhar os alimentos. A água que está na panela ferve e forma, na tampa da panela, pequenas gotas d’água.

  • Fusão

É a mudança do estado sólido para o líquido. Isso ocorre, por exemplo, quando tiramos o gelo do congelador e o colocamos em temperatura ambiente. Lembre-se de que, para a água se transformar em gelo, é necessário que ela chegue à temperatura de 0ºC. Em temperaturas maiores que 0ºC, o gelo começa a derreter.

  • Sublimação

Por fim, temos a sublimação, que acontece quando a água passa direto do estado gasoso para o estado sólido, sem precisar passar pelo estado líquido. Esse fenômeno acontece raramente na natureza, pois geralmente a água obedece a uma ordem natural, do líquido para o sólido ou do líquido para o gasoso.

Diagrama das mudanças de estado físico da água.

Veja também: Por que a pele dos pés e mãos enruga na água?  

Atividade

1) Relacione as imagens com as suas descrições adequadas.

Resposta:

Por Daviane Nunes

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

22 de março - Dia Mundial da Água

Ciências

Importância da água para o nosso corpo

Ciências

Consumo consciente de água

Ciências

Tratamento da água

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.