Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

22 de março - Dia Mundial da Água

 O Dia Mundial da Água é comemorado no 22 de março e visa discutir temas relevantes a respeito desse recurso natural, tais como saneamento, saúde, qualidade e quantidade de água no planeta, e o uso da água para a fabricação de energia. Como sabemos, a água é essencial para que haja vida em nosso planeta, apresentando também importância econômica. Diante disso, é fundamental que sejamos capazes de preservar esse recurso e de garantir o acesso de todos a ele.

Apesar de nosso planeta possuir grande quantidade de água, nem toda ela está disponível para consumo humano. Esse consumo é importante, uma vez que a água participa de vários processos no nosso corpo, incluindo o transporte de substâncias e a regulação da nossa temperatura.

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água foi criado pela ONU, em 1992.

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, pela ONU. A data foi pensada para dar visibilidade a assuntos relacionados a esse importante recurso natural e para mostrar que a sua preservação é papel de toda a sociedade. A cada ano, um tema diferente é escolhido para as comemorações desse dia. No ano de 2020, por exemplo, o mote escolhido foi “Água e mudanças climáticas”.

Vale destacar que, no dia 22 de março de 1992, além da criação do Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que tem como um de seus objetivos contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica de todos. Veja, a seguir, partes dos artigos presentes nessa declaração.

Declaração Universal dos Direitos da Água

  • Art. 1º: A água faz parte do patrimônio do planeta.
  • Art. 2º: A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.
  • Art. 3º: Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
  • Art. 4º: O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
  • Art. 5º: A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
  • Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  • Art. 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
  • Art. 8º: A utilização da água implica respeito à lei.
  • Art. 9º: A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  • Art. 10º: O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Leia também: 10 maneiras de preservar o meio ambiente

Algumas características da água

A água é uma molécula formada por dois átomos de hidrogênio unidos a um átomo de oxigênio (H2O) por meio de ligações covalentes. Seu formato assemelha-se a um V. As várias moléculas de água ficam próximas umas das outras devido ao surgimento de ligações de hidrogênio. Essas ligações são responsáveis por manter a substância unida.

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Uma propriedade importante da água é seu papel como solvente. Em uma solução (misturas homogêneas), denominamos de solvente o agente que dissolve uma substância, que é chamada de soluto. Se misturamos água com sal, por exemplo, a água representa o solvente, pois dissolve o sal (soluto).

A água é capaz de dissolver várias substâncias diferentes, sendo considerada um solvente universal. Caso queira conhecer mais propriedades dessa substância imprescindível para a nossa vida na Terra, leia o texto: Água.

Quantidade de água no mundo

Três quartos da superfície do nosso planeta são cobertos por água, substância que pode ser encontrada na Terra, naturalmente, em seus três estados físicos. Apesar de ser encontrada em maior quantidade no estado líquido, a água pode ser vista na sua forma sólida, como nas geleiras, e na forma gasosa, estando, neste caso, na nossa atmosfera, por exemplo.

Estima-se que 97,5% da água do nosso planeta sejam de água salgada, havendo, portanto, 2,5% de água doce. Desta, aproximadamente, 68,9% estão presentes nas geleiras, calotas polares e no topo das montanhas; 29,9% são subterrâneos; 0,9% está presente na umidade do solo e na região dos pântanos; e apenas 0,3% está presente em rios e lagos. Desse modo, percebemos que apenas uma pequena quantidade de água doce está disponível para uso humano.

Vale destacar ainda que em nosso planeta não há uma distribuição homogênea da quantidade de água disponível. Portanto, temos áreas onde há maior quantidade de água doce e outras com uma menor quantidade. Podemos observar isso no Brasil, por exemplo, quando comparamos a Amazônia com algumas áreas da Caatinga.

Leia também: Modos de reaproveitamento da água

Importância da água para o corpo humano

Nosso corpo possui, aproximadamente, 70% de água.

A água representa cerca de 70% do peso do corpo humano. Em nosso organismo, ela realiza uma série de funções importantes, das quais podemos citar:

  • Regula a temperatura do corpo pela produção de suor, que favorece a perda de calor.
  • Dissolve diversas substâncias, o que é essencial para a realização de várias reações químicas.
  • Protege várias estruturas do corpo, sendo componente, por exemplo, do líquido cefalorraquidiano, que participa da proteção do sistema nervoso, e do líquido amniótico, que protege o bebê.
  • Garante o transporte de substâncias, uma vez que está presente, por exemplo, no plasma sanguíneo.
  • Atua como lubrificante, fazendo parte da composição das lágrimas e da saliva.

Mais detalhes sobre a como a água participa do organismo humano? Leia nosso texto: Importância da água para nosso corpo.

  

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.