Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância da saliva

Saiba por que a saliva é tão importante para a saúde da nossa boca.

por Escola Kids
A saliva é produzida pelas glândulas salivares A saliva é produzida pelas glândulas salivares

Você já parou para pensar por que existe saliva em nossa boca, e qual a função dela?

 

A saliva é um líquido produzido pelas glândulas salivares. Na saliva podemos encontrar diversas substâncias, como ar (que dá a ela aquele aspecto de espuma), água, ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico, ácido cítrico e proteínas.

Essas substâncias não estão por acaso presentes em nossa saliva. Cada uma delas tem uma função específica. Há substâncias que agem na proteção da nossa boca contra agentes nocivos, como bactérias e vírus. Essas substâncias não deixam que microrganismos cresçam em nossa boca provocando cáries e infecções. Claro que essas substâncias não conseguem combater sozinhas todos esses microrganismos. Elas precisam da sua ajuda com uma boa escovação após cada refeição.

A saliva ajuda a proteger a nossa boca de microrganismos, mas não substitui uma boa escovação
A saliva ajuda a proteger a nossa boca de microrganismos, mas não substitui uma boa escovação

A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A saliva ajuda a digerir alguns alimentos ainda na nossa boca
A saliva ajuda a digerir alguns alimentos ainda na nossa boca

 

Um adulto pode produzir cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia, sendo que quando ingerimos algum alimento, a quantidade de saliva produzida aumenta.

Em alguns momentos, quando sentimos o cheiro, o sabor, ou nos lembramos de algum alimento, ficamos com água na boca, mas por quê? Ao sentirmos isso, o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares. Ele faz isso porque interpreta essa informação como se nós fôssemos comer algo, por isso ficamos com a boca cheia d’água.

Quando ficamos com muita vontade de comer algo, sentimos água na boca
Quando ficamos com muita vontade de comer algo, sentimos água na boca

 

À noite, quando dormimos, o nosso corpo não produz saliva, pois não recebe nenhum tipo de estímulo, por isso amanhecemos com a boca seca.

A saliva é importante para o nosso corpo, mas ela também pode transmitir algumas doenças, como resfriado, gripe, herpes, caxumba, sarampo, escarlatina, catapora e outras.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Você pode se interessar também

Ciências

Catapora

Ciências

Sistema digestório

Ciências

O Corpo Humano

Ciências

Corpo humano

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.