Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Reaproveitamento da água

Aprenda a realizar o reaproveitamento da água e a ajudar o meio ambiente!

Não há nenhuma dúvida de que a água seja importante para a nossa saúde e para os outros seres vivos, não é mesmo? É ela que ajuda nas reações químicas que ocorrem no interior do nosso corpo, garante o transporte e a eliminação de substâncias, além, é claro, de fazer parte da organização corpórea de todos os seres vivos. O que muitas pessoas não entendem é que esse recurso é relativamente limitado e, se não cuidarmos das nossas fontes hídricas, provavelmente sofreremos com grande escassez de água.

Atualmente vemos muito desperdício e muita poluição, e todos nós, pelo menos uma vez em nossa vida, já contribuímos para isso. Quando tomamos banhos longos, não desligamos a torneira para fazer a higiene bucal ou simplesmente não consertamos um vazamento em nossa casa, estamos contribuindo diretamente para a escassez de água.

Diante disso, hoje daremos dicas de como aproveitar e reaproveitar a água e começarmos a cuidar melhor do nosso ambiente.

A água da chuva

A água da chuva pode ser usada para as mais diversas utilidades em nossas casas. Podemos, por exemplo, molhar as plantas de nosso jardim e cuidar da nossa horta. Além disso, podemos utilizá-la para lavar carros, roupas e até mesmo o piso da nossa casa. Em algumas residências, existem sistemas complexos de captação que levam essa água, por exemplo, direto para o banheiro, onde é usada na descarga.

Vale destacar que, apesar de parecer limpa, a água da chuva pode não estar própria para consumo e conter vírus, bactérias, poeira e alguns poluentes. É por isso que se recomenda utilizar água da chuva apenas para fins não potáveis, ou seja, que não seja para beber. Entretanto, em alguns locais, como no Nordeste, muitas pessoas utilizam essa água para consumo, mas, antes, ela passa por processos de filtração e cloração.

Captar a água, além de ajudar em nossas casas, ajuda a nossa cidade. Ao captar o excesso de água das chuvas, diminuímos a quantidade de água que vai para o sistema de coleta da cidade, rios e lagos. Com isso, diminuímos até mesmo os riscos de enchentes.

A água da máquina de lavar

Utilizar a água da máquina de lavar é uma grande forma de reaproveitar água. Entretanto, essa água pode conter um pouco de sabão, amaciante e outros produtos e, portanto, deve ser usada apenas na lavagem de alguns locais. Para lavar as calçadas, por exemplo, a água da máquina é uma ótima opção.

Cuidados com a água armazenada

A água que será aproveitada ou reaproveitada deve ser armazenada em recipientes e utilizada rapidamente. Ao deixar a água armazenada por muito tempo, pode ocorrer a multiplicação de micro-organismos ou, se não estiver devidamente acondicionada, tornar-se um criadouro para o mosquito-da-dengue.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A captação da água da chuva é uma alternativa para economizar esse importante recurso A captação da água da chuva é uma alternativa para economizar esse importante recurso
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Geografia

Poluição da Água

Ciências

Água Potável

Ciências

Consumo consciente de água

Ciências

Estados físicos da água | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Hititas

Os hititas foram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Anatólia e formou um reino a partir de 1650 a.C., sendo uma das maiores forças da Antiguidade oriental.

Idade Contemporânea

Idade Contemporânea é um dos períodos nos quais a História humana divide-se. Segundo os historiadores, essa idade iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789.

Guerra do Peloponeso

Guerra do Peloponeso foi um conflito travado entre Esparta e Atenas, cada uma apoiada por seus respectivos aliados, e o que estava em jogo era a hegemonia da Grécia.

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.