Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Por que a água do mar é salgada?

Você sabe por que a água do mar é salgada? A “culpa” é dos rios e do índice de evaporação dos oceanos. Saiba mais!

Ir à praia e tomar banho de mar é uma das melhores coisas dessa vida, não é mesmo? Pois é. O ruim é quando, sem querer, acabamos sentido o gosto da água, que é muito ruim e tem um forte gosto de sal!

Mas por que a água do mar é salgada? E de onde vem o sal do mar?

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas. Já ouviram falar da expressão “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”?

Mas os maiores responsáveis pela salinidade da água mar são os rios. Apesar de a água deles não ser salgada, eles são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais, depositando tudo nos oceanos. Afinal, a imensa maioria dos rios existentes no planeta deságua em algum mar. Com o calor, a água dos oceanos vai lentamente evaporando, ao passo que o sal não evapora e permanece lá.


Quando os rios deságuam no mar, eles depositam partículas de rochas e muitos sais

Alguns estudos científicos calculam que, a cada ano, mais de dois milhões de toneladas de sal dos mais diversos tipos são depositados no mar pelos rios. E o sal de cozinha, conhecido também como cloreto de sódio, é o que se encontra em maior quantidade, existindo alguns outros tipos, como o carbonato de cálcio e o cloreto de magnésio.

No entanto, ter sal na água não é um privilégio dos mares e oceanos. Os lagos também podem ser salgados. Aliás, a água mais salgada do mundo é justamente a de um lago, que, no entanto, recebe o nome de “mar” ou, mais precisamente, Mar Morto, que é abastecido pelo Rio Jordão.

O Mar Morto é tão salgado que nenhum ser vivo pode viver nele, exceto um tipo muito específico de bactéria. Além disso, a grande presença de sal faz com que as suas águas fiquem muito densas, permitindo que qualquer pessoa fique boiando nele com grande facilidade!

A grande quantidade de sal no Mar Morto permite que qualquer corpo flutue sobre ele
A grande quantidade de sal no Mar Morto permite que qualquer corpo flutue sobre ele

Mas, cuidado! Não tente beber a água do mar, pois, além de sal, ela possui um grande número de outras substâncias que podem fazer mal à saúde. Portanto, se você ingeri-la, poderá ter sérios problemas.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Afinal, o que faz a água do mar ser tão salgada? Afinal, o que faz a água do mar ser tão salgada?
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo da água

Geografia

Hidrosfera

Ciências

Poluição do mar

Ciências

A importância dos sais minerais

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.