Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Qual a diferença entre Mar e Oceano?

Conheça os conceitos e definições de mar e oceano, bem como aprenda a diferenciá-los!

Mar e oceano são localidades geográficas diferentes Mar e oceano são localidades geográficas diferentes

Muitas pessoas utilizam as palavras Mar e Oceano como se elas fossem sinônimas, mas você sabia que elas expressam significados diferentes? A confusão entre esses dois termos é compreensível, pois a diferença entre eles é muito pequena, pois ambos referem-se a grandes extensões de águas salgadas.

A primeira e principal diferença básica entre mar e oceano é a sua extensão territorial. Os oceanos ocupam grandes extensões e são delimitados por porções de terra (na verdade, são as terras emersas que são delimitadas pelos oceanos), enquanto os mares são bem menores e costumam ser delimitados pelos continentes em boa parte de suas entradas.

Outro aspecto importante para se notar é a profundidade. Os Oceanos são tão profundos que até hoje o homem não conseguiu chegar e nem transportar um aparelho para a localidade mais profunda deles, com milhares de metros. Por outro lado, os mares possuem uma profundidade que costuma ficar em algumas centenas de metros.

Na verdade, a maioria dos mares faz parte dos Oceanos. Eles são justamente aqueles trechos mais próximos dos acidentes geográficos terrestres, possuindo uma grande importância para inúmeros povos. Um exemplo é o Mar Mediterrâneo, uma extensão do Oceano Atlântico.


Veja a localização do Mar Mediterrâneo e sua integração com o Oceano Atlântico

Existem três tipos principais de mares: os abertos, que são abertos e possuem uma ampla ligação com os oceanos (como no exemplo acima); os continentais, que possuem uma ligação muito restrita com os oceanos, e os fechados, que se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente (através de canais e rios).

Algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre os mares e oceanos

- Os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico, na verdade, são mares, pois são rasos e não muito extensos. Eram chamados de oceanos antigamente, tanto é que livros mais antigos ainda trazem essa informação que não é mais correta.

- Com isso, existem apenas três oceanos no mundo: Pacífico, Atlântico e Índico.

- O Mar Morto não é um mar, mas um grande lago de água salgada.

- A expressão “sete mares” surgiu em lendas da Idade Média e, na verdade, refere-se a oceanos. Muitas pessoas utilizam essa expressão atualmente para dividir os oceanos de uma forma diferente: o pacífico e o atlântico dividem-se em dois cada um. A eles se somam o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico.

- O Oceano Pacífico recebeu esse nome por conta da aparente tranquilidade de suas águas. Hoje, no entanto, os navegadores sabem que ele é mais perigoso que o Atlântico.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Diferença entre furacão e tornado

Geografia

Furacões

Geografia

O que é uma ilha?

Geografia

Oceanos

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.