Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O que é ilha?

Entenda o que é uma ilha, os seus tipos e classificações, bem como algumas curiosidades sobre elas.

Ilha Anchieta localizada em Ubatuba, São Paulo. Existem características específicas para uma área seja considerada ilha.

Uma ilha é definida como uma área do relevo que se encontra cercada de água por todos os seus lados. Obviamente, como a maior parte da superfície terrestre é formada por água e, portanto, tudo está cercado por ela, existe um limite de tamanho para se definir o que é uma ilha e o que não é.

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Quais são as características de uma ilha?

A maior ilha do mundo, nesse caso, é a Groenlândia, com uma área de 2 130 800 km². Acima dela, está a Austrália, que, no entanto, não é considerada uma ilha, mas sim um continente, pois apresenta uma área de 13 000 000 km², bem maior, portanto.

É importante entender que, para ser uma ilha, é preciso que a água que está em sua volta seja do mesmo tipo. Por exemplo: se um terreno é cercado por um rio de um lado e pelo mar de outro, ele não é uma ilha. No entanto, se ele for cercado só por água dos rios ou só por água dos oceanos, aí sim ele é considerado uma ilha.

Dessa forma, além das ilhas oceânicas – cercada pela água dos mares –, existem também as ilhas fluviais, que são aquelas cercadas pela água doce. A Ilha do Bananal, localizada no estado de Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.

Se levarmos em conta a origem das ilhas, temos as ilhas vulcânicas (formadas pela solidificação da lava dos vulcões) e as ilhas continentais (muito próximas do continente e que se formaram depois de se separarem dele).

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que uma ilha não “flutua” nas águas, e isso inclui as ilhas presentes no oceano. Na verdade, se observamos por baixo da superfície marinha, por exemplo, descobriremos que elas estão ligadas internamente aos continentes. Veja só:

Esquema de uma ilha oceânica. (Créditos: Gabriel Franco | Escola Kids)

Qual a maior e a menor ilha do mundo?

A maior ilha do mundo é a Groenlândia, um lugar gelado localizado no hemisfério norte e que pertence à Dinamarca. Já a menor ilha habitada do mundo é Saint Martin, um território administrado por França e Holanda em conjunto, onde existem belas praias e um grande potencial turístico.
 

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Arquipélago

Geografia

Continentes

Geografia

Ilhas de Calor

Geografia

Oceanos

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.