Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O que é uma ilha?

Entenda o que é uma ilha, os seus tipos e classificações, bem como algumas curiosidades sobre elas.

A ilha dessa foto está localizada nas Maldivas, no Oceano Índico A ilha dessa foto está localizada nas Maldivas, no Oceano Índico

Uma ilha é definida como uma área do relevo que se encontra cercada de água por todos os seus lados. Obviamente, como a maior parte da superfície terrestre é formada por água e, portanto, tudo está cercado por ela, existe um limite de tamanho para se definir o que é uma ilha e o que não é.

A maior ilha do mundo, nesse caso, é a Groenlândia, com uma área de 2 130 800 km². Acima dela, está a Austrália, que, no entanto, não é considerada uma ilha, mas sim um continente, pois apresenta uma área de 13 000 000 km², bem maior, portanto.

É importante entender que, para ser uma ilha, é preciso que a água que está em sua volta seja do mesmo tipo. Por exemplo: se um terreno é cercado por um rio de um lado e pelo mar de outro, ele não é uma ilha. No entanto, se ele for cercado só por água dos rios ou só por água dos oceanos, aí sim ele é considerado uma ilha.

Dessa forma, além das ilhas oceânicas – cercada pela água dos mares –, existem também as ilhas fluviais, que são aquelas cercadas pela água doce. A Ilha do Bananal, localizada no estado de Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.

Se levarmos em conta a origem das ilhas, temos as ilhas vulcânicas (formadas pela solidificação da lava dos vulcões) e as ilhas continentais (muito próximas do continente e que se formaram depois de se separarem dele).

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que uma ilha não “flutua” nas águas, e isso inclui as ilhas presentes no oceano. Na verdade, se observamos por baixo da superfície marinha, por exemplo, descobriremos que elas estão ligadas internamente aos continentes. Veja só:


Esquema de uma ilha oceânica

Como já dissemos, a maior ilha do mundo é a Groenlândia, um lugar gelado localizado no hemisfério norte e que pertence à Dinamarca. Já a menor ilha habitada do mundo é Saint Martin, um território administrado por França e Holanda em conjunto, onde existem belas praias e um grande potencial turístico.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Arquipélago

Geografia

Continentes

Geografia

Ilhas de Calor

Geografia

Oceanos

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.