Clique aqui e entenda o que é um arquipélago, os tipos existentes e suas principais características!
Um arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras e dispersas em um corpo d'água, que pode ser um mar, lago, lagoa etc. Essas ilhas possuem a mesma estrutura e foram formadas a partir do mesmo processo.
Existem essencialmente três tipos de processos de formação de ilhas e, consequentemente, de arquipélagos. A maior parte dos arquipélagos é encontrada em alto-mar e possui formação vulcânica. Vamos entender melhor como são formados esses conjuntos de ilhas?
Tipos de arquipélagos
Arquipélagos continentais – Esse tipo de arquipélago é formado pela movimentação das placas tectônicas, que fizeram com que uma parte do continente se “desprendesse”, formando uma ilha ou um conjunto de ilhas (arquipélago).
As ilhas continentais são formadas a partir do desprendimento de terras do continente
Arquipélagos coralinos – O conjunto de ilhas é formado quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas, que formam os recifes e as ilhas de forma circular conhecidas como atóis. Esse tipo de formação é menos comum.
Arquipélagos vulcânicos – Existem diversos vulcões submersos nos oceanos. Esses vulcões no fundo do mar entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma as ilhas. A maior parte das ilhas e arquipélagos é de origem vulcânica.
Veja no esquema a seguir como são formadas as ilhas vulcânicas.
Os principais arquipélagos são:
Indonésia
Japão
Filipinas
Nova Zelândia
Maldivas
lhas Britânicas
Bahamas
Grécia
Malvinas
Havaí
Açores
Salomão
Nova York
Cabo Verde
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia