Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tectonismo

Conheça a definição de tectonismo e seus movimentos na crosta terrestre.

Estrago causado por terremoto, uma consequência do tectonismo Estrago causado por terremoto, uma consequência do tectonismo

A crosta terrestre da Terra é formada por grandes placas rochosas, chamadas de placas tectônicas, que ficam flutuando sobre o magma localizado no manto do planeta. As placas tectônicas ficam “dançando” uma valsa na litosfera terrestre, num movimento de vai e vem.

Porém, nós, seres humanos, não conseguimos perceber esses movimentos, pois são muito lentos.

Os cientistas dividiram o planeta Terra em sete grandes placas tectônicas e inúmeras pequenas placas.

Ao se movimentarem, as placas podem se chocar, o que corresponde ao movimento conhecido como convergente; podem se afastar umas das outras, conhecido como movimento divergente; e podem também deslizar umas nas outras, conhecido como movimento conservativo (ou transformante).

Esses movimentos podem ocasionar a formação de montanhas (movimento convergente) ou mesmo de dorsais (movimento divergente).

O movimento de convergência das placas pode gerar uma tensão, um atrito entre as placas, ocasionando um terremoto ou mesmo um tsunami.

No Japão acontecem muitos terremotos. Isso ocorre porque o país está localizado no encontro de duas placas tectônicas.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

Arquipélago

Geografia

Crosta Terrestre

Geografia

Deriva continental

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.