Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tectonismo

Conheça a definição de tectonismo e seus movimentos na crosta terrestre.

Estrago causado por terremoto, uma consequência do tectonismo Estrago causado por terremoto, uma consequência do tectonismo

A crosta terrestre da Terra é formada por grandes placas rochosas, chamadas de placas tectônicas, que ficam flutuando sobre o magma localizado no manto do planeta. As placas tectônicas ficam “dançando” uma valsa na litosfera terrestre, num movimento de vai e vem.

Porém, nós, seres humanos, não conseguimos perceber esses movimentos, pois são muito lentos.

Os cientistas dividiram o planeta Terra em sete grandes placas tectônicas e inúmeras pequenas placas.

Ao se movimentarem, as placas podem se chocar, o que corresponde ao movimento conhecido como convergente; podem se afastar umas das outras, conhecido como movimento divergente; e podem também deslizar umas nas outras, conhecido como movimento conservativo (ou transformante).

Esses movimentos podem ocasionar a formação de montanhas (movimento convergente) ou mesmo de dorsais (movimento divergente).

O movimento de convergência das placas pode gerar uma tensão, um atrito entre as placas, ocasionando um terremoto ou mesmo um tsunami.

No Japão acontecem muitos terremotos. Isso ocorre porque o país está localizado no encontro de duas placas tectônicas.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

Arquipélago

Geografia

Crosta Terrestre

Geografia

Deriva Continental

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.