Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tectonismo

Conheça a definição de tectonismo e seus movimentos na crosta terrestre.

A crosta terrestre da Terra é formada por grandes placas rochosas, chamadas de placas tectônicas, que ficam flutuando sobre o magma localizado no manto do planeta. As placas tectônicas ficam “dançando” uma valsa na litosfera terrestre, num movimento de vai e vem.

Porém, nós, seres humanos, não conseguimos perceber esses movimentos, pois são muito lentos.

Os cientistas dividiram o planeta Terra em sete grandes placas tectônicas e inúmeras pequenas placas.

Ao se movimentarem, as placas podem se chocar, o que corresponde ao movimento conhecido como convergente; podem se afastar umas das outras, conhecido como movimento divergente; e podem também deslizar umas nas outras, conhecido como movimento conservativo (ou transformante).

Esses movimentos podem ocasionar a formação de montanhas (movimento convergente) ou mesmo de dorsais (movimento divergente).

O movimento de convergência das placas pode gerar uma tensão, um atrito entre as placas, ocasionando um terremoto ou mesmo um tsunami.

No Japão acontecem muitos terremotos. Isso ocorre porque o país está localizado no encontro de duas placas tectônicas.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Estrago causado por terremoto, uma consequência do tectonismo Estrago causado por terremoto, uma consequência do tectonismo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

Por que as placas tectônicas movimentam-se?

Geografia

Terremotos

Geografia

Crosta Terrestre

Últimos artigos

Comparação

A comparação é a figura de linguagem que estabelece uma analogia entre dois elementos por meio de conectivos e expressões que explicitam o paralelo feito.

Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande foi um dos grandes nomes da Antiguidade, sendo rei da Macedônia por 13 anos, período em que conseguiu expandir seu império até a Índia.

Verbos regulares

Verbos regulares não sofrem alterações no radical e seguem uma estrutura básica nas flexões. São classificados em três conjugações: terminados em –ar, –er e –ir.

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.