As causas do fenômeno climático das ilhas de calor no espaço das cidades.
As Ilhas de Calor são um fenômeno climático e urbano, ou seja, acontecem na atmosfera das cidades, e consistem no aumento muito intenso das temperaturas nos espaços mais urbanizados. Em alguns casos, alguns pontos das cidades chegam a registrar um aumento de 7ºC ou mais em relação às áreas mais afastadas.
Ao andar pelas ruas cercadas por prédios, carros, asfalto e com poucas árvores, sentimos rapidamente na pele uma sensação de desconforto provocada pelo calor, não é mesmo? Pois é exatamente isso que acontece com as ilhas de calor. Vamos enumerar a seguir os vários fatores que contribuem para esse fenômeno:
1) Ausência de árvores: A vegetação contribui para aumentar a umidade do ar e diminuir as temperaturas dos ambientes, de forma que quando o ser humano as remove para a construção de casas, ruas e prédios, o ambiente fica mais quente.
2) Maior absorção do calor: Nas cidades, as construções de prédios, calçadas, casas e, principalmente, o asfalto absorvem mais calor do que a terra “limpa”, o que contribui para a elevação da temperatura.
3) Menor infiltração dos solos: Com as construções urbanas, praticamente todo o solo é recoberto por concreto e asfalto, dificultando o acúmulo e infiltração da água, diminuindo assim o nível de evaporação que teria a função de controlar um pouco mais a temperatura.
4) Construção de prédios: Uma grande quantidade de prédios em um espaço pequeno faz com que o ar corra com mais dificuldade, formando verdadeiros “paredões” ao longo das ruas, impedindo que aquele vento mais fresco circule normalmente.
Os prédios impedem a circulação do ar e refletem o calor de volta para a rua
5) Poluição: A grande quantidade de poluentes emitidos pelos carros, fábricas, casas e outros é responsável pela retenção da radiação solar, intensificando o efeito estufa e contribuindo ainda mais para o aumento do calor na cidade.
A poluição urbana contribui para deixar as cidades mais quentes
Quando o fenômeno das Ilhas de Calor associa-se com outros problemas urbanos, como a Inversão Térmica, a vida em alguns espaços geográficos torna-se muito difícil, pois as condições de temperatura ficam insustentáveis. Por esse motivo, os governos e os habitantes das cidades precisam agir em conjunto, diminuindo a poluição e o desmatamento nas cidades, além de melhor planejar as ações sociais para deixar o ambiente mais agradável para todos.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia