Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Poluição do ar

A poluição do meio ambiente pode ser causada tanto pela liberação de energia, quanto pela liberação de matéria no ambiente.

O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substâncias químicas (poluentes) prejudiciais à nossa saúde e isso pode provocar alergias, intoxicações etc.

A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.

Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc. são considerados os principais agentes poluentes do ar, porque eles liberam um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico, conhecido como monóxido de carbono (CO). Esse gás tem a capacidade de se ligar à hemoglobina, formando um composto chamado de carboxiemoglobina, que impede o transporte de oxigênio pelas hemácias, dificultando a oxigenação dos tecidos, levando à perda de consciência e até à morte.

Os automóveis também são os responsáveis por liberarem partículas que ficam em suspenção no ar, produzidas principalmente pelo desgaste de pneus e freios.

O principal poluente do ar é o emitido pelos motores dos automóveis
Os escapamentos dos automóveis liberam gases tóxicos no ar

A queima de óleo diesel por alguns automóveis e de carvão mineral por indústrias produzem dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), gases tóxicos que causam diversos distúrbios respiratórios nos seres humanos, como asma e bronquite. Esses dois gases reagem com o vapor de água encontrado na atmosfera, formando ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3), que se dissolvem na água das nuvens e caem na terra e na forma de chuva ácida.

As chuvas ácidas alteram a composição do solo, causando prejuízos a plantações, florestas e a ecossistemas aquáticos, além de corroer prédios, casas, monumentos etc.

Na imagem podemos perceber uma construção corroída pela chuva ácida
Na imagem podemos perceber uma construção corroída pela chuva ácida

As indústrias siderúrgicas e as fábricas de cimento também são responsáveis pela poluição do ar. Elas liberam na atmosfera partículas de sílica (SiO2) que ficam em suspensão no ar, provocando doenças pulmonares como fibroses e enfisemas.        

Durante o inverno, por causa da poluição do ar, é muito comum ocorrer, nas cidades grandes, um fenômeno que chamamos de inversão térmica. Durante esse fenômeno não ocorre a dispersão de gases, que acabam ficando muito próximos ao solo, causando irritações das vias respiratórias e problemas respiratórios, principalmente em crianças.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A poluição atmosférica é a causa de diversas doenças respiratórias A poluição atmosférica é a causa de diversas doenças respiratórias
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A química está em toda parte

Ciências

Poluição do mar

Geografia

Inversão Térmica

Ciências

Ciclo do oxigênio

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.