Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tempo de decomposição do lixo

Você já se perguntou qual o tempo de decomposição do lixo? Alguns materiais demoram poucos meses, mas outros demoram centenas de anos. Clique aqui e descubra o tempo de decomposição dos principais materiais no ambiente e entenda por que é tão importante dar o destino correto ao lixo.

O descarte inadequado do lixo é responsável por uma série de problemas ambientais graves. Os plásticos nos oceanos, por exemplo, matam milhões de animais anualmente. Além do descarte incorreto afetar os seres vivos de maneira imediata, não podemos esquecer dos problemas a longo prazo, uma vez que muitos produtos demoram vários anos para serem degradados. A seguir, falaremos a respeito do tempo que cada produto demora para se decompor.

Leia também: 15 curiosidades sobre o lixo

Tempo de decomposição dos materiais no ambiente

Os diferentes materiais que compõem o lixo apresentam também diferentes tempos de decomposição. Alguns demoram meses para se decompor, enquanto outros levam centenas de anos. Veja a seguir uma tabela com o tempo de decomposição dos principais materiais encontrados no lixo:


Tempo de decomposição de diferentes materiais no ambiente

O destino adequado do lixo

Como vimos, o tempo de decomposição de alguns produtos é de centenas de anos. Isso significa que o destino inadequado pode prejudicar diversas gerações e colocar em risco várias espécies de animais ao longo dos anos. Portanto, devemos repensar nossos hábitos e ter mais cuidado com nosso lixo.


Destino inadequado do lixo pode desencadear morte de várias espécies animais

Normalmente, define-se lixo como resíduo de nossas atividades que não possui mais nenhuma utilidade. Entretanto, devemos ficar atentos a esse tipo de pensamento, pois o que não tem utilidade pra mim pode ter utilidade para outra pessoa. Muitos produtos podem ser reaproveitados e doados. Como exemplo podemos citar roupas e livros, que podem ser doados quando em bom estado.

Leia também: Coleta seletiva de lixo

Além disso, muito do que compõe o nosso lixo pode ser transformado novamente em matéria-prima. Assim, é importante separar o lixo e garantir que os produtos que podem ser reciclados recebam esse destino.

Lixo afeta negativamente a vida de várias espécies Lixo afeta negativamente a vida de várias espécies
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

15 curiosidades sobre o lixo

Ciências

Coleta seletiva de lixo

Ciências

Lixo orgânico

Ciências

Lixão e seu impacto na natureza

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.