Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

15 de março - Dia da Escola

O Dia da Escola é comemorado no Brasil no dia 15 de março. A data, escolhida pelo Congresso Nacional, existe para homenagear o local onde crianças e adolescentes passam grande parte dos seus dias. Nessa data, as pessoas lembram e fazem homenagens às escolas e à importância da educação brasileira. Também é comum que professores, funcionários e os próprios alunos sejam homenageados.

Em algumas escolas, principalmente naquelas cujos alunos são crianças, são realizadas atividades para comemorar esse grande dia, como cantar músicas, recitar poesias, dançar, fazer desenhos e pinturas e atividades recreativas. Outras escolas aproveitam para convidar os pais e a comunidade para participarem das referidas homenagens. Há instituições, ainda, que aproveitam o Dia da Escola para discutir ações e desenvolver propostas que podem melhorar o ambiente escolar.

A escola é uma instituição social responsável por ensinar as normas sociais, legais e de comportamento, além de preparar os alunos para o trabalho.

O que é a escola?

A escola é o lugar onde a educação é repassada não só pelos professores, mas por toda a equipe que lá trabalha. É nesse ambiente que diversos assuntos necessários para formação intelectual dos indivíduos são ensinados e que para isso aconteça, os estudos básicos duram, em média, 13 anos, sendo formados pela educação infantil, ensino fundamental e médio.

Disciplinas, como Língua Portuguesa e Matemática, são ensinadas na escola, mas além disso também é ensinado a ter cuidado com seus pertences, como materiais escolares, roupas e lancheira, sobretudo às crianças da educação infantil.

Saiba também: 15 de outubro - Dia do Professor

Papel social da escola

Há muitos anos, especificamente na época Revolução Industrial, no século XVIII, a escola era vista como espaço de formação profissional. Hoje, a escola é uma instituição social que visa ao processo de moralização do indivíduo e que possui vários papéis, entre os quais:

  • Interação entre os indivíduos

  • Desenvolvimento e aplicação de regras e normas

  • Promoção de debates

  • Socialização

  • Reprodução de técnicas disciplinares

  • Reprodução de valores morais, como autoridade 

História da Escola

A palavra “escola” tem origem na língua grega e significa, entre outras coisas, “lazer, tempo livre”, uma vez que, segundo a tradição greco-romana, nesse local não era valorizada a formação profissional e o trabalho manual. O ideal de educação grega era formar futuros governantes e ocupantes dos altos cargos. Nessa época, havia o mestre e seus discípulos, os quais ensinavam política, artes, aritmética e filosofia.

Veja também: História das escolas no mundo – o rumo e as características ao longo dos séculos

  • História da Escola no Brasil

Escola Jesuíta localizada em Salvador, capital da Bahia, em 1858.

Alguns anos depois que o Brasil foi “descoberto” pelos europeus, somente os homens brancos estudavam. As primeiras escolas no Brasil foram criadas por jesuítas, sendo a primeira delas criada em 1549, ainda durante o chamado Período Brasil Colonial, em Salvador, pelos padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues.

José de Anchieta é um nome muito importante, pois ele foi o primeiro professor oficial do Brasil. Ele dava aulas em Salvador, na Bahia, em uma sala onde inicialmente celebrava missas.

Por Silvia Tancredi

Você pode se interessar também

Geografia

Escola | Ensino Fundamental I

Datas Comemorativas

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

Datas Comemorativas

Dia das Mães

História

A História das Escolas

Últimos artigos

Hititas

Os hititas foram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Anatólia e formou um reino a partir de 1650 a.C., sendo uma das maiores forças da Antiguidade oriental.

Idade Contemporânea

Idade Contemporânea é um dos períodos nos quais a História humana divide-se. Segundo os historiadores, essa idade iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789.

Guerra do Peloponeso

Guerra do Peloponeso foi um conflito travado entre Esparta e Atenas, cada uma apoiada por seus respectivos aliados, e o que estava em jogo era a hegemonia da Grécia.

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.