Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

15 de março - Dia da Escola

O Dia da Escola é comemorado no Brasil no dia 15 de março. A data, escolhida pelo Congresso Nacional, existe para homenagear o local onde crianças e adolescentes passam grande parte dos seus dias. Nessa data, as pessoas lembram e fazem homenagens às escolas e à importância da educação brasileira. Também é comum que professores, funcionários e os próprios alunos sejam homenageados.

Em algumas escolas, principalmente naquelas cujos alunos são crianças, são realizadas atividades para comemorar esse grande dia, como cantar músicas, recitar poesias, dançar, fazer desenhos e pinturas e atividades recreativas. Outras escolas aproveitam para convidar os pais e a comunidade para participarem das referidas homenagens. Há instituições, ainda, que aproveitam o Dia da Escola para discutir ações e desenvolver propostas que podem melhorar o ambiente escolar.

A escola é uma instituição social responsável por ensinar as normas sociais, legais e de comportamento, além de preparar os alunos para o trabalho.

O que é a escola?

A escola é o lugar onde a educação é repassada não só pelos professores, mas por toda a equipe que lá trabalha. É nesse ambiente que diversos assuntos necessários para formação intelectual dos indivíduos são ensinados e que para isso aconteça, os estudos básicos duram, em média, 13 anos, sendo formados pela educação infantil, ensino fundamental e médio.

Disciplinas, como Língua Portuguesa e Matemática, são ensinadas na escola, mas além disso também é ensinado a ter cuidado com seus pertences, como materiais escolares, roupas e lancheira, sobretudo às crianças da educação infantil.

Saiba também: 15 de outubro - Dia do Professor

Papel social da escola

Há muitos anos, especificamente na época Revolução Industrial, no século XVIII, a escola era vista como espaço de formação profissional. Hoje, a escola é uma instituição social que visa ao processo de moralização do indivíduo e que possui vários papéis, entre os quais:

  • Interação entre os indivíduos

  • Desenvolvimento e aplicação de regras e normas

  • Promoção de debates

  • Socialização

  • Reprodução de técnicas disciplinares

  • Reprodução de valores morais, como autoridade 

História da Escola

A palavra “escola” tem origem na língua grega e significa, entre outras coisas, “lazer, tempo livre”, uma vez que, segundo a tradição greco-romana, nesse local não era valorizada a formação profissional e o trabalho manual. O ideal de educação grega era formar futuros governantes e ocupantes dos altos cargos. Nessa época, havia o mestre e seus discípulos, os quais ensinavam política, artes, aritmética e filosofia.

Veja também: História das escolas no mundo – o rumo e as características ao longo dos séculos

  • História da Escola no Brasil

Escola Jesuíta localizada em Salvador, capital da Bahia, em 1858.

Alguns anos depois que o Brasil foi “descoberto” pelos europeus, somente os homens brancos estudavam. As primeiras escolas no Brasil foram criadas por jesuítas, sendo a primeira delas criada em 1549, ainda durante o chamado Período Brasil Colonial, em Salvador, pelos padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues.

José de Anchieta é um nome muito importante, pois ele foi o primeiro professor oficial do Brasil. Ele dava aulas em Salvador, na Bahia, em uma sala onde inicialmente celebrava missas.

Por Silvia Tancredi

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

11 de agosto – Dia do Estudante

Datas Comemorativas

15 de outubro - Dia do Professor

Datas Comemorativas

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

História

A História das Escolas

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.