Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Higiene

Higiene é um termo utilizado para designar um conjunto de medidas e conhecimentos recorrentes na promoção e manutenção da saúde. O termo higiene tem origem na palavra grega hygies, que significa sadio, também está relacionado à deusa da mitologia grega Hígia. Tal divindade era considerada a protetora da saúde e do bem-estar orgânico.

A palavra higiene sempre esteve muito relacionada à especificação da higiene pessoal, ou seja, aos hábitos que promovem e mantêm a saúde do indivíduo. Como a saúde vai muito além do fato de não se estar doente, estando relacionada também ao bem-estar físico, mental e social, atualmente, a definição de higiene vai muito além, ganhando novos adjetivos e significados e, assim, vinculando-se também a um bem-estar maior.

A higiene é um conjunto de medidas e conhecimentos utilizados para a promoção e manutenção da saúde.

Hábitos de higiene

Hábitos de higiene são cuidados que devem ser tomados para garantir melhores condições de saúde e bem-estar. Esses cuidados podem estar relacionados ao corpo, à mente ou até mesmo a ações que beneficiam toda a comunidade. Dentre os hábitos de higiene que devemos cultivar em nosso dia a dia, podemos destacar:

  • Tomar banho e escovar os dentes com regularidade;

  • Manter as mãos e unhas sempre limpas;

  • Manter roupas e calçados sempre limpos;

  • Dormir e acordar sempre nos mesmos horários, buscando garantir horas de sono que promovam o descanso da mente;

  • Manusear alimentos sempre com as mãos limpas e em ambientes limpos e adequados;

  • Descartar o lixo em locais adequados etc.

Tipos de higiene

Existem diversos tipos de higiene, como pessoal, coletiva, da alimentação, entre outras.

Higiene é um termo associado à promoção e manutenção da saúde em diversas esferas. Assim, existem vários tipos de higiene, como:

  • Higiene pessoal: cuidados e medidas tomadas individualmente para a promoção e manutenção da saúde;

  • Higiene mental: cuidados e medidas que promovem e auxiliam na manutenção da saúde mental. A saúde mental, segundo a Organização Mundial de Saúde, pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

  • Higiene corporal: cuidados e medidas tomadas em relação ao corpo para a promoção e manutenção da saúde. A higiene corporal envolve também a higiene bucal, esta será detalhada mais adiante.

  • Higiene coletiva: cuidados e medidas tomadas buscando o bem comum.

  • Higiene da alimentação: cuidados e medidas tomadas em relação ao alimento, como quanto ao seu manuseio, preparo e armazenamento.

A seguir, iremos aprofundar-nos um pouco mais em alguns desses tipos:

  • Higiene pessoal e coletiva

A higiene pessoal compreende medidas de autocuidados para promover a saúde do indivíduo. Assim, a higiene pessoal envolve outros tipos de higiene, como a corporal, estando incluída aqui também a bucal, além da mental. Os cuidados com a higiene pessoal são essenciais para a promoção da saúde e devem ser feitos regularmente. Alguns exemplos são:

  • Tomar banho;

  • Lavar as mãos;

  • Escovar os dentes;

  • Dormir adequadamente;

  • Realizar atividades físicas, entre outros.

A higiene coletiva, também denominada higiene pública, tem medidas tomadas em relação à saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a comunidade. Algumas delas são:

  • Rede de esgoto;

  • Água tratada;

  • Coleta de lixo;

  • Campanhas de vacinação, entre outras.

Além disso, a higiene coletiva envolve atitudes pessoais que geram um convívio social saudável, por exemplo, a manutenção de ambientes coletivos limpos e de boas relações sociais.

  • Higiene bucal

Para garantir uma boa higiene bucal, é essencial que se faça consultas regulares ao dentista.


A higiene bucal é essencial não só para a manutenção da saúde bucal mas de todo o organismo. Muitas doenças bucais podem levar a outras doenças ou agravá-las, por exemplo, doenças cardíacas. Dentre as doenças bucais mais comuns, podemos destacar placa bacteriana, cárie dentária, gengivite e periodontite.

A higiene bucal deve começar mesmo antes dos primeiros dentes emergirem. A higienização da boca do bebê deve ser realizada com a utilização de fralda limpa ou gaze embebida em água filtrada ou fervida.

Com o aparecimento de alguns dentes, a limpeza já deverá ser feita com escova pequena e macia e com a utilização de uma pequena quantidade de creme dental com flúor (cerca de um grão de arroz). No entanto, a limpeza deverá ser limitada a duas vezes por dia. Com o passar do temo, as escovações serão mais frequentes e deverá ser feito uso de fio dental.

Para manter-se uma boa higiene bucal, é importante:

  • Escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir;

  • Escovar os dentes com escova de cerdas macias, creme dental com flúor e complementando com o uso de fio dental entre todos os dentes. É importante passar o fio dental duas vezes em cada dente;

  • Manter uma alimentação saudável evitando, principalmente, alimentos ricos em açúcar;

  • Ir ao dentista regularmente.

Leia também: Cuidado com os dentes

  • Higiene corporal infantil

 

A partir dos seis anos de idade, a criança já está madura para cuidar de sua higiene corporal, mas é importante manter a supervisão de um adulto.

A necessidade de cuidados especiais com o corpo e a importância de manter-se bons hábitos de higiene devem ser ensinados desde a infância. É ainda na infância que o indivíduo incorporará aprendizados ao seu dia a dia que o acompanharão por toda a vida.

Assim, é importante que os pais atuem mostrando, na rotina de casa, quais são os cuidados que a criança deve ter com seu corpo para a manutenção de sua saúde, como a importância de tomar banho, lavar o rosto, escovar os dentes, vestir roupas limpas, entre outras ações. A partir dos seis anos de idade, a criança já está madura para cuidar de sua higiene corporal, mas é importante manter a supervisão de um adulto.

A escola também tem papel fundamental nesse processo esclarecendo e conscientizando a população, desde as séries iniciais, sobre o que são hábitos de higiene, a importância de manter a limpeza corporal, a postura correta, entre outras ações que lhe promoverão a saúde. Na escola a criança conscientiza-se sobre aspectos que envolvem não só a sua saúde individual mas a de toda comunidade.

Veja também: Mau hálito: o que é, causas e como combater  

Por Helivania Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Corpo humano

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Higiene Pessoal

Ciências

Higiene do Corpo

Últimos artigos

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

“Embaixo” é um advérbio de lugar e indica a localização de algo, enquanto “em baixo” é, na verdade, a junção de uma preposição com um adjetivo.

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é um momento para refletirmos sobre o modo como nos relacionamos com o nosso planeta e que atitudes devemos adotar.

Combustíveis fósseis

Combustíveis fósseis são fontes de energia originadas da decomposição de plantas e animais soterrados ao longo de milhares de anos. São úteis para a produção energética.