Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mau hálito

Entenda o que é o mau hálito e o que você pode fazer para evitá-lo.

Com certeza você conhece alguém que tem mau hálito ou até mesmo já sentiu algum odor desagradável saindo de sua própria boca. Esse problema afeta uma grande parcela da população e, algumas vezes, está relacionado com problemas de saúde. Vamos aprender mais sobre o assunto?

O que é o mau hálito?

O mau hálito, também chamado de halitose, pode ser definido como um odor que sai pela cavidade bucal. Normalmente esse odor é liberado no momento em que uma pessoa fala, mas até mesmo o simples ato de respirar pode levar à liberação do mau cheiro.

Quais são as causas do mau hálito?

O mau hálito apresenta diversas causas, sendo a mais conhecida a má higienização da boca. O acúmulo de alimento e até mesmo de epitélio bucal faz com que bactérias liberem compostos malcheirosos. Além da má higienização, podemos citar problemas tais como gengivite, boca seca e próteses que não se encaixam perfeitamente na boca.

Após dormirmos, também é comum a ocorrência do mau cheiro, que é chamado de halitose matinal. Isso acontece porque, enquanto dormimos, a quantidade de saliva liberada diminui e ocorre o acúmulo de alimentos e de epitélio da boca, que entram em decomposição em decorrência da presença de bactérias.

Algumas pessoas apresentam mau hálito no período entre as refeições, uma condição chamada de halitose da fome. O mecanismo para o surgimento desse tipo de halitose ainda não é bem conhecido, mas muitos pesquisadores acreditam que seja o mesmo que ocorra na halitose matinal.

Tanto a halitose matinal como a halitose da fome podem ser resolvidas de maneira bastante simples. No caso da halitose matinal, um simples escovar de dentes auxilia na diminuição do odor. Já a halitose da fome pode ser controlada alimentando-se.

Existe ainda a halitose causada pela ingestão de produtos aromáticos, como o alho e a cebola. O odor desses alimentos pode ficar impregnado na boca ou ser liberado na respiração após a digestão do produto. Alguns medicamentos, como antibióticos, também podem desencadear o problema.

Engana-se quem pensa que o mau hálito ocorre apenas como consequência de problemas na boca, apesar de ser o tipo mais comum. Úlceras gastrointestinais, diabetes, cirrose e estresse são alguns dos problemas que podem ser citados como desencadeantes do mau hálito.


Fazer a higienização da boca adequadamente pode diminuir o mau hálito

O mau hálito causa algum dano à saúde?

O mau hálito não é uma doença, mas, sim, um problema que indica que algo está errado com o seu corpo. Assim sendo, ele não afeta diretamente a saúde de uma pessoa, mas está sendo causado por algum fator que está ocasionando desequilíbrio no organismo.

Vale frisar que o mau hálito pode afetar a saúde psicológica de uma pessoa, uma vez que o odor liberado pela boca pode afastar amigos e dificultar novos relacionamentos. É comum que a pessoa que apresente halitose sinta-se triste e desenvolva comportamentos antissociais.

O que se pode fazer para evitar o mau hálito?

Quando o mau hálito é passageiro, ou seja, é causado por alguma comida, pelo sono ou pela fome, o problema pode ser facilmente resolvido. Nesses casos, é fundamental que os dentes sejam escovados adequadamente, que a língua seja limpa e que sempre o fio dental seja utilizado. Alimentar-se na hora certa e evitar alimentos que liberam odor também são medidas que podem ser tomadas.

Muitas pessoas recorrem ainda à ingestão de balas e chicletes. O problema desse hábito é que ele resolve a halitose somente em um primeiro momento. Dependendo do produto utilizado, pode ocorrer a multiplicação ainda maior de bactérias na cavidade da boca.

Quando o mau hálito ocorre em decorrência de uma doença mais grave, como é o caso do diabetes, é importante procurar um médico para que ele passe o medicamento mais recomendado. Sem tratar a causa, é impossível solucionar o problema.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O mau hálito pode ter causas diversas, tais como a má higienização da boca O mau hálito pode ter causas diversas, tais como a má higienização da boca
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Higiene corporal | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.