Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cáries

Entenda o que são as cáries, como elas são formadas e também as maneiras de prevenir-se!

A cárie dentária atinge os nossos dentes e progride de maneira muito lenta na maioria dos indivíduos. Se não tratada adequadamente, pode até mesmo destruir todo o dente. Ela é causada pela ação de bactérias, chamadas de cariogênicas, que decompõem alimentos e produzem ácidos capazes de dissolver a parte mineral dos dentes. As bactérias atuam sobre os carboidratos, principalmente na sacarose, por isso, alimentos doces podem ser grandes vilões e contribuírem para a formação das cáries.

Normalmente os dentes mais atingidos são aqueles com formato irregular, como os molares e pré-molares, que permitem que restos da alimentação alojem-se nas ondulações neles encontradas. Esses dentes também são mais atingidos porque têm sua limpeza mais dificultada, ficando, consequentemente, mais sujeitos à ação das bactérias.

No início da cárie, poucos sintomas são observados, aparecendo, normalmente, apenas uma mancha branca na superfície do dente. Posteriormente começa o surgimento de um pequeno buraco, por onde as bactérias penetram e começam a agir nas camadas mais internas do dente.

As dores iniciam-se quando as bactérias atingem as camadas mais internas do dente, isto é, a polpa. É nessa região que estão localizados os nervos e é por isso que a cárie provoca dor, que, muitas vezes, é sentida durante a ingestão de alimentos quentes, frios e doces. Vale destacar que, em cáries muito desenvolvidas, a dor acontece até mesmo de forma espontânea.

Observe as etapas da formação da cárie
Observe as etapas da formação da cárie

Para saber se uma pessoa apresenta cárie em fases iniciais, é preciso procurar um dentista, pois só esse profissional consegue identificar o problema no início. Vale frisar, no entanto, que manchas no dente ou então pequenos furos também podem ser indicativos.

As cáries podem ser evitadas ao manter a boca sempre limpa. Veja a seguir algumas dicas:

→ Use sempre o fio dental entre os dentes para retirar o excesso de alimento acumulado;

→ Escove os dentes com creme dental com flúor, pois isso ajuda na proteção contra a cárie. É importante escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia por, pelo menos, dois minutos;

→ Evite alimentar-se entre as refeições;

→ Diminua a ingestão de açúcares;

→ Visite seu dentista regularmente para avaliar a condição da sua boca.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A cárie pode provocar furos nos dentes e causar muita dor A cárie pode provocar furos nos dentes e causar muita dor
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Higiene do Corpo

Ciências

Dentes

Ciências

Malefícios dos refrigerantes

Ciências

Cuidado com os Dentes

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.