Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cáries

Entenda o que são as cáries, como elas são formadas e também as maneiras de prevenir-se!

A cárie pode provocar furos nos dentes e causar muita dor A cárie pode provocar furos nos dentes e causar muita dor

A cárie dentária atinge os nossos dentes e progride de maneira muito lenta na maioria dos indivíduos. Se não tratada adequadamente, pode até mesmo destruir todo o dente. Ela é causada pela ação de bactérias, chamadas de cariogênicas, que decompõem alimentos e produzem ácidos capazes de dissolver a parte mineral dos dentes. As bactérias atuam sobre os carboidratos, principalmente na sacarose, por isso, alimentos doces podem ser grandes vilões e contribuírem para a formação das cáries.

Normalmente os dentes mais atingidos são aqueles com formato irregular, como os molares e pré-molares, que permitem que restos da alimentação alojem-se nas ondulações neles encontradas. Esses dentes também são mais atingidos porque têm sua limpeza mais dificultada, ficando, consequentemente, mais sujeitos à ação das bactérias.

No início da cárie, poucos sintomas são observados, aparecendo, normalmente, apenas uma mancha branca na superfície do dente. Posteriormente começa o surgimento de um pequeno buraco, por onde as bactérias penetram e começam a agir nas camadas mais internas do dente.

As dores iniciam-se quando as bactérias atingem as camadas mais internas do dente, isto é, a polpa. É nessa região que estão localizados os nervos e é por isso que a cárie provoca dor, que, muitas vezes, é sentida durante a ingestão de alimentos quentes, frios e doces. Vale destacar que, em cáries muito desenvolvidas, a dor acontece até mesmo de forma espontânea.


Observe as etapas da formação da cárie

Para saber se uma pessoa apresenta cárie em fases iniciais, é preciso procurar um dentista, pois só esse profissional consegue identificar o problema no início. Vale frisar, no entanto, que manchas no dente ou então pequenos furos também podem ser indicativos.

As cáries podem ser evitadas ao manter a boca sempre limpa. Veja a seguir algumas dicas:

→ Use sempre o fio dental entre os dentes para retirar o excesso de alimento acumulado;

→ Escove os dentes com creme dental com flúor, pois isso ajuda na proteção contra a cárie. É importante escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia por, pelo menos, dois minutos;

→ Evite alimentar-se entre as refeições;

→ Diminua a ingestão de açúcares;

→ Visite seu dentista regularmente para avaliar a condição da sua boca.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Dentes

Ciências

Doces fazem mal à saúde?

Ciências

Higiene

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.